CULTURADOAM

Pesquisar

Palacete Provincial sedia Fórum Amazonas de Museus nesta quarta-feira (24/11)

O segundo dia do Fórum Amazonas de Museus, nesta quarta-feira (24/11), acontece somente em formato presencial, no auditório do Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi. As atividades iniciam às 14h, com inscrição gratuita na entrada do evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Na programação está confirmada a roda de conversa “Ciência, Tecnologia e Inovação: o Papel dos Museus”, com Tatiana Schor, secretária executiva da Sedecti; Sanderson Oliveira, secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Amazonas (SBPC); e Rita Mesquita, coordenadora de extensão do Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas (Inpa). 

Em seguida, às 15h30, será a vez de Leandro Aguiar, mestre em Ciência e Informação, apresentar a palestra “Patrimônio Para Quê? A Função Social e a Importância da Preservação do Patrimônio Cultural no Amazonas”.

A partir das 16h30, será disponibilizada, no canal da Cultura do AM no Youtube, a palestra “Museu como Espaço de Desenvolvimento Econômico: Principais Desafios e Políticas Públicas”, com Valcir Bispo Santos, doutor em Planejamento Urbano e Regional. 

Debate – O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que o fórum propõe um debate sobre a importância dos museus na retomada da economia. 

“A orientação do governador Wilson Lima é, a cada dia, valorizar e tornar esses espaços mais interessantes para a população, são estudantes, movimento turístico e quem quer conhecer mais sobre a nossa história”, comenta o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa. “Esse debate é fundamental para que possamos contemplar as pessoas que prestigiam os nossos museus”.

O titular da Sedecti, Jório Veiga, reforça que a iniciativa é o primeiro passo para se consolidar a importância dos museus e para se pensar como vai ser daqui para a frente. 

“É necessário que haja uma comunicação mais fluida e mais constante entre os museus, que se entenda qual o posicionamento de cada um deles e de como um pode levar ao outro. Os museus são importantes para qualquer pessoa que queira ter orgulho de pertencer ao Amazonas e à Amazônia, conhecer a história é muito importante”, afirma o secretário.

“E, ao mesmo tempo, os curadores devem conhecer as histórias dos museus e pensar como eles serão daqui a 20 ou 30 anos, para que ele seja sempre uma atração na nossa vida cultural”, complementou Veiga.

Pandemia e museus – O secretário da Sedecti avalia que, mesmo ainda em pandemia, quando nem todos os lugares estão abertos à visitação, é necessário fazer planejamentos. 

“A gente precisa entender de onde a gente veio, o momento no qual estamos e o que é que a população deseja. É fazer esse casamento entre o que temos de acervo e qual o desejo da população”, comenta Veiga. “Nas várias camadas etárias, devemos fazer com que as famílias tenham prazer de vir juntas ao museu e cada um ter a sua atividade que lhe dê satisfação em vir conhecer o que os museus têm a oferecer”.

Segundo a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor,  quando o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Amazonas foi elaborado, percebeu-se que era estratégico o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para que os museus estivessem fortalecidos e organizados em rede, e que passassem  a ser enxergados como um local muito importante para a pesquisa, bem como,  para as ações de desenvolvimento econômico, principalmente, na área de economia criativa. 

“Entendemos que os museus não são somente um local de visitação, mas que eles têm uma característica mais importante ainda como local de pesquisa e também o local no qual a gente vai conservar, preservar e cuidar da nossa memória”, destaca a secretária executiva.

Você pode gostar