CULTURADOAM

Pesquisar

Palestra Gratuita sobre cultura dos povos indígenas do Alto Xingu será realizada no Centro Cultural Povos da Amazônia

Centro Cultural dos Povos da Amazônica
Foto: Michael Dantas

A palestra “Cultura Indígena na Amazônia: vivências no Alto Xingu” será realizada no Centro Cultural Povos da Amazônia (na antiga Bola da Suframa), nesta sexta-feira (1º/10), às 15h, com o professor Leandro Paiva. As inscrições são abertas ao público, por meio do link: https://bit.ly/3mgf7po.

A iniciativa faz parte do projeto Formação Kumurõ, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que visa realizar eventos com palestrantes e pesquisadores com temáticas que tenham a ver com a proposta do CCPA, como turismo, história, antropologia, arquivologia, museologia, entre outros.

Leandro Paiva
Foto: Divulgação

O professor Leandro Paiva explica que a palestra será uma visão das suas próprias vivências no Alto Xingu, localizado na região central do país, onde pôde participar de rituais e conhecer aspectos da cultura material e imaterial alto-xinguana.

“Vou falar sobre o que se passou nas oportunidades que pude ir e a relação deles com o sagrado e a cosmologia. Vou apresentar um pouco sobre o que vi presencialmente da cultura imaterial, como o cerimonial Kuarup, que homenageia os grandes chefes que faleceram, e também um pouco sobre a cultura material, como as cerâmicas. Alguns deles são considerados os maiores indígenas ceramistas do mundo”, destaca Paiva.

A atividade será realizada no auditório Gabriel Gentil, com capacidade de 75%. O público deverá apresentar a carteira de vacinação com duas doses da vacina contra a Covid-19, ou dentro do intervalo para a aplicação da segunda dose, conforme decreto do Governo do Amazonas.

O palestrante – Leandro Paiva é Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pós-graduado em Museografia e Patrimônio Cultural e em Arqueologia pelo Claretiano, onde também cursou a graduação em Educação Física, e graduado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente cursa o doutorado em Antropologia Social pela Ufam.

Você pode gostar