CULTURADOAM

Pesquisar

Parintins 169 anos: programação infantil marca retorno presencial do Liceu de Artes Claudio Santoro

A programação infantil no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, que iniciou nesta quinta-feira (14/10) e segue na sexta (15/10), fixa o retorno das atividades presenciais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins. As atividades acontecem de forma gratuita e fazem parte da série de ações que o Estado programou em comemoração ao aniversário de 169 anos da cidade.

Por determinação do governador Wilson Lima, que vai estar em Parintins amanhã (15/10), o Governo intensificou ações nas áreas social, de saúde, educação e setor primário, além de preparar novos investimentos em infraestrutura no munícipio. No Liceu, coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, retornaram com as atividades pedagógicas como banda musical, laboratório corporal, cursos de fotografia, cinema, violão e teclado.

Na cartela de opções foram incluídas visitações nos espaços culturais, sessão de cinema, pintura artística e facial, brincadeiras, peças com fantoches, exibição do projeto “A Hora do Conto” e da exposição “Rituais Indígenas”, reproduzindo técnicas utilizadas em carros alegóricos de Parintins. Painéis para fotografias também completaram a programação direcionada ao público infantil, unindo alegria, comemoração e cultura popular.

“Além de estarmos marcando nosso retorno com os nossos alunos, nós conseguimos influenciar a cultura, que é o nosso papel principal, a arte dentro desse momento muito importante que é aniversário de Parintins”, destacou o coordenador de Teatro e Dança do Liceu de Artes, Jair Almeida, acrescentando a importância do Liceu dentro do Bumbódromo. “O Bumbodrómo, onde foi criado o Liceu de Artes Claudio Santoro, unidade de Parintins, tem o símbolo importante que representa muito, não só pela festa dos bumbás, mas pela cultura e arte inserida dentro desse espaço”, enfatizou.

A dona de casa Marileide Oliveira, 61, acompanhou o neto, Luís Felipe, 7, nas atividades oferecidas no Bumbódromo e elogiou a iniciativa preparada para a criançada.

“Muito legal. O espaço estava fechado por causa da Covid-19, veio reabrir agora com essas festividades do Dia das Crianças. Eu acho positivo, porque a maioria das pessoas está vacinada, menos as crianças, mas é muito importante elas participarem, os pais, adultos, tios, quem quer acompanhar”, comenta.

Programação – Nesta sexta-feira (15/10), a ação começa às 8h, com visitação aos espaços culturais do Bumbódromo, como as Galerias de Artes Wandir Santos e Jair Mendes, Cineclube Odinéa Andrade, Biblioteca Fred Góes, Teatro de Bonecos, com o Memorial dos Bumbás Caprichoso e Garantido. As visitas podem ser feitas também das 14h às 16h.

Das 10h às 11h acontece a cerimônia do Prêmio “Parintins 169 Anos – Um Olhar Panorâmico a partir do Liceu de Artes”, no hall, para contemplar o primeiro e segundo lugar. Um painel temático de fotografia vai ser montado no espaço.

No Cineclube Odineia Andrade, tem sessão de cinema, com filmes infantis, em dois horários, das 8h30 às 10h e das 15h às 16h30. A partir das 16h40, na Arena do Bumbódromo, o público tem entre opções pintura artística e gincana durante uma hora.

O projeto “A Hora do Conto”, que traz a assinatura da equipe de Turismo e do curso de Teatro do Liceu de Parintins, vai ser apresentado em teatro de fantoches, com duas produções inéditas. A iniciativa tem a proposta de contar ao público histórias e contos da literatura brasileira, em especial para crianças.

Das 10h às 10h30, a peça exibida no hall vai ser “Os Três Porquinhos e a Onça”, uma adaptação para a realidade amazônica. A “A Lenda do Boitatá” é destaque no encerramento da programação, a partir das 18h, na Arena do Bumbódromo.

Na Escola Estadual de Tempo Integral Gláucio Gonçalves, das 8h às 10h e das 14h às 16h, tem acústico com Elder Reis e Joilton Sá. Na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, a apresentação vai ficar por conta do Grupo Toada de Roda, com “Cantigas de Parintins”, enquanto o Grupo Ajuri apresenta show no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza.

Você pode gostar