Um olhar sobre questões ligadas à violência contra mulher e ao feminicídio é a proposta do espetáculo “Mocinha”, que será apresentado no Teatro da Instalação, neste sábado (8/6), com entrada gratuita. A montagem, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), é realizada por finalistas do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Coletivo Experimental de Teatralidades do Amazonas. A classificação indicativa é 16 anos.
“Mocinha”, que busca elementos do teatro contemporâneo, surge da junção de histórias reais de violência contra a mulher e é baseada em campanhas que foram realizadas para obter estes relatos. De acordo Ítalo Almeida, um dos produtores do espetáculo, o principal objetivo da montagem é destacar a realidade de mulheres que vivenciaram e vivenciam a violência doméstica.
“Queremos que as pessoas passem a enxergar isso como algo que precisa de ajuda com urgência. Nosso foco são profissionais das áreas de psicologia, assistência social, grupos de apoio e vários outros segmentos que, de alguma forma, podem dar acolhimento às essas causas”, destaca.
Ainda segundo Almeida, no espetáculo também serão exibidas matérias jornalísticas que reportam casos de violência doméstica e feminicídio. Após a apresentação será aberto um espaço para que o público debata o tema e também faça críticas e sugestões.
A peça ainda terá uma segunda apresentação, no próximo dia 14 de junho, desta vez no Centro Cultural Usina Chaminé, às 18h, também com entrada gratuita.
Ficha técnica
“Mocinha”
Direção e Iluminação: Lu Maya
Elenco: Iris Brasil e Karol Medeiros
Produção: Daniely Lima e Ítalo Almeida
Serviço: Peça “Mocinha”
Data/Hora: Sábado (08/06), às 19h; e dia 14 de junho, sexta-feira, às 18h
Local: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro (dia 08/06); e avenida Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna), Centro (dia 14/06)
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos