Pianista português Bernardo Santos se apresenta com a Orquestra de Câmara do Amazonas, nesta quinta

Pela primeira vez, o jovem pianista português Bernardo Santos se apresentará em Manaus, na próxima quinta-feira (21/03), no Teatro Amazonas, às 20h, com participação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), sob regência do maestro Marcelo de Jesus. O concerto, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tem entrada gratuita.

Na primeira parte do concerto, o pianista apresentará a segunda sonata de Alexander Scriabin, uma transcrição da ópera Aida, de Verdi, e uma obra de Liszt – São Francisco de Paula Caminhando sobre as Ondas. Na segunda parte, juntamente com a OCA,  ele apresentará o Concerto Nº 20 de Mozart em Ré menor.

“Os concertos e as sonatas para piano em modo menor de Mozart são muito especiais, pois ele escreveu somente duas obras em cada um desses gêneros em modo menor”, explica o pianista.

De acordo com o maestro Marcelo de Jesus, regente titular da OCA, será apresentado uma transcrição da obra para cordas. “A obra é importantíssima e conhecida da literatura pianística. Ela foi criada para uma orquestra clássica, com sopros, cordas e percussão, mas apresentaremos uma versão para cordas no Teatro, acompanhando Bernardo, que será o solista”, destaca.

Bernardo Santos. Foto: Divulgação/SEC

Bernardo Santos – Atualmente, Bernardo Santos é pós-graduando no Conservatório de Música e Dança Trinity Laban, em Londres, sob orientação do pianista Deniz Arman Gelenbe, sendo bolsista desta instituição, da Fundação Dionísio Pinheiro e da Fundação GDA.

Formado pela Universidade de Aveiro e pelo Conservatório de Música Superior do Liceu, em Barcelona, Bernardo Santos estudou sob a orientação de Alvaro Teixeira Lopes e Josep Colom, tendo iniciado os seus estudos de piano aos 10 anos, com Klara Dolynay.

“Estou bastante ansioso por este concerto e também bastante feliz. Sempre quis ir a Manaus e o Teatro Amazonas é uma grande referência. Fiquei muito empolgado quando recebi o convite e mais ainda quando me disseram que seria com orquestra. Creio que o concerto será um sucesso. O repertório é bastante interessante”, declara.

O evento terá, aproximadamente, 1 hora de duração e a classificação é livre.