População de Parintins foi às ruas para exaltar Isabelle Nogueira neste domingo

Ida da cunhã-poranga à Ilha Tupinambarana foi promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da secretaria de Cultura e Economia Criativa

A tarde deste domingo (21/04), marcou o reencontro da cunhã-poranga do boi-bumbá Garantido, Isabelle Nogueira, com o povo Parintinense. A Ilha Tupinambarana fez festa para receber Isabelle, que chegou à cidade às 14h30, sendo recepcionada pelos bois-bumbás Caprichoso e Garantido e seguindo em carreata pelas ruas de Parintins. A ida de Isabelle a Parintins foi promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O percurso seguiu do aeroporto Júlio Belém, passando pelo Bumbódromo de Parintins, parando no curral Zeca Xibelão, do boi-bumbá Caprichoso, fazendo outra parada na Praça da Catedral, onde os parintinenses se reuniam nos dias em que Isabelle estava no paredão do reality, e terminando na Cidade Garantido.

Em Parintins, Isabelle mais uma vez provou uma de suas maiores conquistas ao participar do reality show: a união das torcidas de Caprichoso e Garantido, que a receberam calorosamente, deixando mais uma vez a histórica rivalidade de lado para exaltar a cunhã-poranga. A população de Parintins foi às ruas para saudar Isabelle, que desfilou em carro aberto.

A cunhã-poranga lembrou das dificuldades que passou durante o reality e disse estar muito feliz de estar de volta ao Amazonas. “Estou muito feliz. Ontem, quando eu cheguei em Manaus, eu me senti muito impactada, mas muito grata. Quando eu saí, também soube que houve essa grande movimentação aqui em Parintins e, mais uma vez, eu quero falar que estou muito feliz, imensamente grata e também surpresa”, afirmou.

Isabelle afirmou que percebeu que os amazonenses se empenharam aqui fora tanto quanto ela se empenhou dentro do reality. “Sintam-se todos vitoriosos, porque essa é a sensação que eu tenho: uma sensação de vitória e de alegria. Estou muito feliz mesmo. Obrigada.”, agradeceu.

Multidões

Ao chegar em frente ao Bumbódromo, a carreata fez uma rápida parada, para a cunhã saudar o público e fazer uma performance igualmente rápida. Uma multidão azulada a esperava na frente do curral Zeca Xibelão, do Boi Caprichoso, onde a carreata realizou sua segunda parada, desta vez, um pouco mais demorada, e Isabelle teve a oportunidade de agradecer os torcedores do boi Caprichoso pela torcida.

De lá, o cortejo seguiu para a Praça da Catedral, onde uma multidão ainda maior aguardava a aparição de Isabelle. Lá a cunhã-poranga mais uma vez teve a oportunidade de falar aos parintinenses, agradecendo pelo apoio durante sua participação no reality show nacional.

Isabelle terminou sua passagem por Parintins na Cidade Garantido, reduto do bumbá pelo qual ela defende o item oficial cunhã-poranga no Festival de Parintins. Lá, mais uma vez foi recebida efusivamente pelos torcedores do boi vermelho e branco. Se sentindo acolhida em casa, a cunhã mais uma vez agradeceu a todos pela torcida que a levou à final do reality show.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a ida de Isabelle a Parintins foi um momento emocionante e, acima de tudo, de reconhecimento da cultura do Amazonas, por meio do belíssimo trabalho que Isabelle fez para divulgar a nossa cultura.

“Nós do Governo e Wilson Lima estamos muito felizes de fazer parte dessa festa aqui nesse momento, a festa que não é só da Isabelle, mas é também do povo parintinense, do povo de Manaus e do povo da Amazônia”, afirmou.

Marcos Apolo também disse que a união de Caprichoso e Garantido é algo que emociona, mexe com as pessoas. “A gente percebe que as duas nações estão, acima de tudo, unidas por um único propósito, que é a valorização da cultura, e compreendendo que a briga, a disputa, é na arena. Mas o mais importante é valorizar a cultura do povo parintinense”, declarou.

O presidente do boi-bumbá Garantido, Fred Góes afirmou que recepção à cunhã-poranga do bumbá em Parintins foi perfeita, “A Isabelle foi recebida com todo o carinho do povo parintinense, aquilo que ela merece pelo que ela já tem feito pelo nosso festival”, afirmou.

Segundo Fred Góes, Isabelle já era uma celebridade regional por ser cunhã-poranga. “A Isabelle virou uma celebridade nacional, com o BBB, mas ela já era celebridade na nossa região, como cunhã-poranga, e que sai no Brasil, porque o festival vai pra todo lugar”, disse.

FOTOS: Alex Pazuello / Secom