CULTURADOAM

Pesquisar

Artistas percorrem rios e estradas para levar magia da ópera ao interior do Amazonas

Próxima apresentação do espetáculo de marionetes “Onheama” vai ser em Novo Airão, nesta quinta-feira (19/05)

FOTOS: Antonio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Nesta quinta-feira (19/05), Novo Airão (distante 204 quilômetros de Manaus) recebe a programação do 24° Festival Amazonas de Ópera (FAO). O espetáculo de marionetes “Onheama”, de João Guilherme Ripper, vai ser apresentado às 17h, na quadra Raimundo Nonato Teixeira, com acesso gratuito.

Realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a produção da companhia O Pequeno Teatro do Mundo vai percorrer mais de 1.500 quilômetros, por rios e estradas, para levar a montagem infantil ao público no interior do estado. O roteiro inclui os municípios de Urucurituba e Caapiranga.

O desafio de levar ópera para todos inclui uma logística de rios e estradas, para transportar artistas, técnicos e mais de 200 quilos de equipamentos, conforme explica o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.

“O governador Wilson Lima sempre teve um olhar diferenciado para o nosso interior, e temos a missão de, cada vez mais, expandir os nossos projetos neste sentido”, comenta o titular da pasta. “Esse espetáculo mágico de marionetes marca para sempre a vida dessas crianças, estimula o lúdico. É um prazer e um orgulho cruzarmos rios e terras com esse objetivo”.

Produção – Levar a ópera para todos os lugares, de forma leve e divertida é a missão do produtor e marionetista de Onheama, Fábio Retti.

“Eu vi que a ópera é para todos, mas o acesso é complicado. Então a gente pensou exatamente em uma maneira que a gente conseguisse levar a Ópera para todos os cantos”, destaca. “É uma alegria circular pelos municípios do Amazonas, pegando barco, carro, moto, avião, para a gente conseguir levar a magia da música e essa força para todas as pessoas”.

Primeira parada – A magia das marionetes marcou, com realismo e encantamento, a infância das crianças de São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros de Manaus), na segunda-feira (16/05), na Escola Estadual Fernando Ramos de Miranda.

Os bonecos ganham vida, luz e voz. Unem os artistas, a ópera e as crianças por fios. O espetáculo, que conta a história do jovem guerreiro indígena, Iporangaba, detentor da missão de resgatar Guaraci, o sol, engolido pela onça Xivi, deixou cerca de 300 crianças e adolescentes fascinados em São Sebastião do Uatumã.

Alunos de duas escolas públicas da cidade se reuniram para assistir a “Onheama”. De acordo com a coordenadora de Cultura do município, Cristiana Neves, a maioria nunca tinha visto o mundo mágico das marionetes.

FOTOS: Antonio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

“É a primeira vez que uma equipe de teatro vem ao nosso município. Com certeza, vai ficar guardado na memória das nossas crianças essa visita maravilhosa”, afirmou Cristiana.

Público infantil – Nessa aventura, inspirada no fenômeno do eclipse solar, Iporangaba conta com a ajuda do Boto-Cor-de-Rosa e da Iara, seres encantados da mitologia amazônica.

“Eu gostei bastante da história do guerreiro, que quer derrotar o Xivi, aí gostei bastante. Nunca tinha visto nada igual na minha vida e nunca tinha parado para pensar que tinha algo assim”, contou Adam Ciro, de 12 anos.

FOTOS: Antonio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Como descrever o sentimento de ter sido arrebatado pela arte? Algumas crianças ficavam sem palavras, afinal, era o primeiro contato com o mundo lúdico da companhia O Pequeno Teatro do Mundo, produtora do espetáculo.

“Eu já conheci esse gênero, só que eu nunca participei ao vivo mesmo, nem nunca vi na TV. Foi minha primeira vez, e eu achei bem legal, bem realista em relação à história, eu gostei bastante”, disse a estudante Maria Emília Araújo, de 11 anos.

Instituições – Além dos municípios do interior, as entidades beneficentes Instituto Filippo Smaldone, Casa Vhida e o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio recebem, neste mês, a montagem infantil. Uma escola estadual de tempo integral também está na programação em Manaus.

“Onheama” vai ter uma segunda exibição no Teatro Amazonas, no dia 29 de maio, às 11h, com entrada gratuita.

Festival – O FAO iniciou no dia 29 de abril e segue até 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior. As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da AADC. O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.

Bradesco e cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

PROGRAMAÇÃO

Interior

Novo Airão (a 194 quilômetros de Manaus)
Data: Quinta-feira (19/05), às 17h
Local: Quadra Raimundo Nonato Teixeira

Urucurituba (a 208 quilômetros de Manaus)
Data: Dia 24 de maio, às 17h
Local: Quadra Manoel Grana

Caapiranga (a 135 quilômetros de Manaus)
Data: Dia 27 de maio, às 17h
Local: Praça do Cais Waldomiro Moraes de Castro

Entidades

Instituto Filippo Smaldone
Data: Dia 23 de maio, às 17h
Público interno

Casa Vhida
Data: Dia 26 de maio, às 15h
Público interno

Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio
Data: Dia 31 de maio, às 15h
Público interno

Você pode gostar