CULTURADOAM

Pesquisar

Compositor polonês é homenageado com concerto no Teatro Amazonas

Aplaudido pela crítica, o compositor clássico polonês Wojciech Kilar (1932 – 2013) ficou mundialmente conhecido como autor de trilhas sonoras para filmes, sendo a mais famosa a que compôs para o filme “Drácula de Bram Stoker”, de Francis Ford Coppola. Nesta quinta-feira (13/06), às 20h, no Teatro Amazonas, Kilar será homenageado em um concerto com a Amazonas Filarmônica e Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA), com regência do maestro polonês Maciej Sztor. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) com apoio da Embaixada da República da Polônia, terá entrada gratuita.

 Wojciech Kilar ficou famoso após ter criado a trilha sonora do filme Dracula. Foto: Reporter Poland/ Divulgação

O concerto Wojciech Kilar in Memoriam apresentará uma seleção das obras primas do compositor, entre elas a Suíte do Concerto para o filme de Coppola, o tema para o filme “O Pianista”, a obra épica Exodus, entre outras.

Convidado para reger o concerto, o maestro Maciej Sztor é regente convidado permanente da Orquestra da Rádio Polonesa, Orquestra Sinfônica de Varsóvia, Beethoven Academy Orchestra e Orquestra Capella Bydgostiensis, é, também, especialista na música de Wojciech Kilar, a qual dedica estudos aprofundados – incluindo a reconstrução de músicas através de manuscritos de dezenas de peças musicais perdidas.

Maestro Maciej Sztor
Foto: Andrzej Szumowski/ Divulgação

O concerto tem duração de 2 horas com um intervalo de quinze minutos. O evento também tem apoio do Consulado Honorário da República da Polônia em Manaus e da Casa Sanguszko de Cultura Polonesa de São Paulo. A classificação é livre.

Confira o programa:

Orawa – para Orquestra
Exodus – para Coro e Orquestra
***
Suíte para o filme König der letzten Tage (O Rei dos Últimos Dias):
Der Falsche Engel, com o Coro
Gloria, com o Coro
***
Suíte de Concerto para o filme Dracula (Drácula):
Mina/Dracula
Vampire Hunters
The Storm, com o Coro
***
Moving to the Ghetto tema para o filme The Pianist (O Pianista) 
Valsa para o filme Ziemia Obiecana (Terra Prometida) 
Tango para o filme Zazdrość i Medycyna (Inveja e Medicina)
Mazurca para o filme Zemsta (A Vingança) 
Polonesa para o filme Pan Tadeusz (Senhor Tadeu)

Wojciech Kilar – Tendo recebido sucesso em crítica como um compositor clássico, Kilar compôs a sua primeira trilha em 1959 e desde então criou trilhas sonoras para alguns dos diretores mais aclamados da Polônia – o que inclui Krzysztof Kieślowski, Krzysztof Zanussi, Kazimierz Kutz e Andrzej Wajda. Ele trabalhou em mais de 100 títulos na Polônia, incluindo títulos internacionalmente reconhecidos, tais como Bilans Kwartalny (1975), Spirala (1978), Constans(1980), Imperativ (1982), Rok Spokojnego Słońca (1984), Życie za Życie (1991) e muitos outros na França e outras partes da Europa.

Sua estreia compondo para filmes em inglês foi na adaptação do Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola. Outras composições para filmes de língua inglesa incluem os filmes Death and the Maiden (1994), The Ninth Gate (1999) e The Pianist (2002) – os três sendo de Roman Polanski – e também o Portrait of a Lady (1999) de Jane Campion.

Maciej Sztor  – Graduado pela Academia de Música “Ignacy Jan Paderewski” em Poznań, na classe sinfônica do prof. Jerzy Salwarowski, também participou de cursos de mestrado realizados pelo dr. Paul Elliott Cobbs da Washington University e prof. José Miguel Rodilla Tortajada do Conservatório Superior de Música de Múrcia. Ele é aluno de doutorado na Academia de Música de Katowice.

Maestro convidado permanente da Orquestra da Rádio Polonesa, Orquestra Sinfônica de Varsóvia, Beethoven Academy Orchestra e Orquestra Capella Bydgostiensis, colabora com o Klassik-Sommerfestival Norden na Alemanha e realiza concertos de gala durante o Festival de Música Contemporânea na Polônia. Inaugurou também o ciclo de concertos de música clássica e cinematográfica com efeitos especiais visuais em Varsóvia, Poznań, Wrocław, Gdańsk e Berlim.

Você pode gostar