CULTURADOAM

Pesquisar

Cultura: ‘Agenda Virtual’ apresenta programação da semana

Manuella Barros
Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A programação da semana na “Agenda Virtual”, do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), vai ser marcada por oficinas de dança improvisação e contação de histórias tradicionais, além de lançamento de livro, declamação de poesias e encontro de Hip Hop em formato de live, com os projetos contemplados no edital Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Entre os destaques está o “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”, que apresenta uma série de oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades gratuitas acontecem de terça a sexta-feira (06 a 09/04), às 14h, com Sofia Sahakian, atriz, bailarina e preparadora corporal.

Os links para o bate-papo estão disponíveis nas redes sociais: Facebook (facebook.com/pitiutextual), Instagram (instagram.com/pitiu_textual) e Twitter (twitter.com/pitiutextual).

De terça a sexta-feira (06 a 09/04), das 14h às 19h, o público também pode conferir o projeto “Contando histórias, revelando tradições”, uma oficina de contação de histórias a partir de narrativas pessoais, ancestrais, familiares, tradicionais incorporando elementos do teatro de formas animadas, como objetos, bonecos, máscaras, e instrumentos musicais.

No comando dos encontros, realizados por meio do Google Meet e Youtube, estão confirmados Vanessa Benites Bordin, atriz, diretora, bufona, contadora de histórias e professora-pesquisadora do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Francinete Lira, atriz, diretora, contadora de histórias e professora de Teatro; e Leandro Lopes, ator, performer, contador de histórias e professor de Teatro. Os links vão ser disponibilizados pelo Portal de Artes Cênicas www.mever.com.br e pelo Instagram (@vanbordin).

Poesia – Na quinta-feira (08/04), às 18h, a pedida fica por conta do “Poesia Solta na Rua”, que apresenta a primeira live, no Facebook (https://www.facebook.com/ivan.deoliveiraii.9/), com os convidados Sálvia Haddad e Dori Carvalho e apresentação do radialista Ivan Oliveira.

O encontro on-line, que vai fazer uma homenagem aos poetas Alcides Werk e Jorge Tufic, traz ainda a participação dos cantores Zeca Torres e Cileno. O projeto se estende até 29 de abril, sempre às quintas-feiras.

No sábado (10/04), às 9h, acontece o lançamento do livro “Yandé Anga: Contos do Rio Negro”, direto da Galeria Amazônica, localizada no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.  

Hip Hop – Já no sábado e domingo (10 e 11/04) tem Encontro de Hip Hop no Norte, a partir das 10h, com workshops, batalhas, shows, bate-papos e mostra virtual no Instagram (@Eh2Norte). O evento virtual tem confirmados para os workshops de dança nomes como Let Garcia, Israel Alves, Gui Negão, Geffiter Garcia e Tonton Santos.

Agenda Virtual – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferece uma agenda virtual para divulgar projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc, como os prêmios Feliciano Lana e Encontro das Artes, e também de editais da Prefeitura de Manaus.

Para cadastrar o evento, basta acessar o link (http://bit.ly/aldirblancagenda) e preencher as informações no formulário. Em seguida, o evento será disponibilizado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa também vai divulgar listas dos projetos contemplados para o público nas redes sociais.

Você pode gostar