Home Notícias Em Manaus, Semana Nacional de Museus inicia com oficina de Elaboração de Plano Museológico

Em Manaus, Semana Nacional de Museus inicia com oficina de Elaboração de Plano Museológico

Programação continua até domingo (19/05) em vários espaços administrados pela SEC

Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (13/05) a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Em Manaus, a programação iniciou com a “Oficina de Elaboração de Plano Museológico”, realizada no Palacete Provincial, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A oficina, voltada para servidores e técnicos de museus, foi ministrada por Mayara Monteiro e Lucimery Ribeiro, museólogas do Museu Amazônico; e contou com a presença de funcionários de diversos museus da cidade, entre eles o Museu da Amazônia (Musa) e o Casa Eduardo Ribeiro.

De acordo com Lucimery, o Plano Museológico é uma ferramenta básica de gestão de planejamento, um documento que fortalece a importância do museu. “Explicar o passo a passo do plano, como ele é escrito e cada etapa para ele ser construído, é fundamental para que seja colocado em prática corretamente, o que facilita a organização e o gerenciamento”, observou.

Formada em Artes Visuais, Amanda Santos se inscreveu na oficina porque vai iniciar uma pós-graduação em Museografia e Patrimônio Cultural. Ela considerou a atividade de extrema importância para quem trabalha ou pretende trabalhar nesse segmento.

“O conteúdo que foi explicado aqui, geralmente as pessoas que trabalham com museu aprendem somente na prática. É muito importante ter esse tipo de oficina para que seja ensinado na teoria como o Plano Museológico funciona. O que aprendi hoje me serviu como introdução para minha pós, pois nunca havia participado de algo do gênero, e é algo que vou trabalhar no futuro”, disse.

Foto: Divulgação

Restauro – Na parte da tarde, seguindo a programação do primeiro dia, aconteceu a palestra “Restauro e Conservação de Papel”, ministrada por Kathyusca Castilho, técnica em restauro em suporte de papel.