Home Notícias Em Manaus, Semana Nacional de Museus inicia com oficina de Elaboração de Plano Museológico

Programação continua até domingo (19/05) em vários espaços administrados pela SEC

Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (13/05) a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Em Manaus, a programação iniciou com a “Oficina de Elaboração de Plano Museológico”, realizada no Palacete Provincial, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A oficina, voltada para servidores e técnicos de museus, foi ministrada por Mayara Monteiro e Lucimery Ribeiro, museólogas do Museu Amazônico; e contou com a presença de funcionários de diversos museus da cidade, entre eles o Museu da Amazônia (Musa) e o Casa Eduardo Ribeiro.

De acordo com Lucimery, o Plano Museológico é uma ferramenta básica de gestão de planejamento, um documento que fortalece a importância do museu. “Explicar o passo a passo do plano, como ele é escrito e cada etapa para ele ser construído, é fundamental para que seja colocado em prática corretamente, o que facilita a organização e o gerenciamento”, observou.

Formada em Artes Visuais, Amanda Santos se inscreveu na oficina porque vai iniciar uma pós-graduação em Museografia e Patrimônio Cultural. Ela considerou a atividade de extrema importância para quem trabalha ou pretende trabalhar nesse segmento.

“O conteúdo que foi explicado aqui, geralmente as pessoas que trabalham com museu aprendem somente na prática. É muito importante ter esse tipo de oficina para que seja ensinado na teoria como o Plano Museológico funciona. O que aprendi hoje me serviu como introdução para minha pós, pois nunca havia participado de algo do gênero, e é algo que vou trabalhar no futuro”, disse.

Foto: Divulgação

Restauro – Na parte da tarde, seguindo a programação do primeiro dia, aconteceu a palestra “Restauro e Conservação de Papel”, ministrada por Kathyusca Castilho, técnica em restauro em suporte de papel.