O Palacete Provincial abriga cinco Museus de diferentes linguagens: Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som (MISAM), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado.

O prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Em 24 de março de 2005, passou por um restauro, sendo reinaugurado em 2009, com o espaço sendo aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que também participam dos eventos culturais que acontecem no local. A Praça da Polícia, em frente ao prédio, é uma extensão do passeio ao local.

A Pinacoteca tem quadros, fotos e gravuras de artistas locais. O Museu de Numismática conta com um acervo de 8 mil moedas. O da Imagem e do Som tem DVDs e CDs para exibição gratuita no local. O Museu Tiradentes homenageia os bombeiros e a polícia do Estado, com armas e fardas em exposição. O de Arqueologia reproduz escavações e artefatos descobertos na região.

ESPECTADORES/VISITANTES: Cerca de 145 mil ao ano
ACERVO: 400 mil itens

Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, aos sábados, das 9h às 14h.
Entrada gratuita

Endereço
Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro – Manaus/AM

Contatos
E-mail: demus@cultura.am.gov.br / palacete@cultura.am.gov.br
Telefone: (92) 3631-3632

Acessibilidade para deficientes
Rampa no andar térreo, com acesso aos Museus da Imagem e do Som da Amazônia e Pinacoteca do Estado. Elevador em implantação.