Home Notícias Pela primeira vez em Manaus, projeto ‘Lê Pra Mim?’ reúne personalidades na Biblioteca Pública

Pela primeira vez em Manaus, projeto ‘Lê Pra Mim?’ reúne personalidades na Biblioteca Pública

Artistas participarão do evento, contando experiências e fazendo a leitura das obras escolhidas para as crianças

Ao todo, serão 15 encontros literários, cada um enfocando a leitura de dois livros infantis. Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças, a Biblioteca Pública do Amazonas receberá, nos dias 15, 16 e 17 de abril, o projeto “Lê Pra Mim?”, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A atividade, que reúne personalidades do cenário local e nacional e, no Amazonas, recebe o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), será realizada às 8h, 9h, 10h, 14h e 15h, nos três dias, tendo cada encontro aproximadamente 45 minutos. A entrada é gratuita.

Artistas e personalidades da mídia participarão do evento, contando experiências e fazendo a leitura das obras escolhidas para as crianças – principal público da atividade. Nesta edição, em Manaus, já confirmaram presença os atores Mariana Xavier, Ednelza Sahdo, Isabela Catão, Leonel Worton e Kid Mahal; a apresentadora Baby Rizzato; a cantora Márcia Siqueira; os jornalistas Mazé Mourão, Moacyr Massulo e Oyama Filho; as escritoras Ana Peixoto e Leyla Leong; o digital influencer Leandro Xavier e o ambientalista Marcelo Dutra.

Ao todo, serão 15 encontros literários, cada um enfocando a leitura de dois livros infantis. Cada apresentação terá um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa audição. Para reforçar a prática, as crianças participantes levarão para casa um livro infantil.

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila. O “Lê Pra Mim?’’ teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 31 edições, que circularam por 14 cidades, alcançando cerca de 27 mil crianças. O projeto vem para Manaus pela primeira vez.

O produtor Marcelo Aouila destaca a importância de incentivar a leitura desde cedo. “Acreditamos que instrução, educação e cultura garantem o futuro das crianças. É nos livros que elas vão buscar resposta, conhecimento e aprendizado. Se conseguirmos fazer com que as crianças gostem de ler, teremos atingido nosso objetivo”, afirma.