CULTURADOAM

Pesquisar

Quartetos de Mozart serão apresentados pela Amazonas Filarmônica no Teatro Amazonas

Teatro Amazonas
Foto: Michael Dantas

A Amazonas Filarmônica volta ao palco do Teatro Amazonas para apresentar o concerto “Mozart – Quartetos” nesta quinta-feira (22/10), às 20h. O evento gratuito é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com agendamento pelo Portal da Cultura (bit.ly/quartetosmozart).

O Teatro Amazonas funciona com 50% da capacidade e adotou todos os protocolos de segurança e saúde em prevenção à Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos e aferição de temperatura na entrada do espaço.  O uso de máscara é obrigatório. 

Serão apresentadas as obras “Divertimento em ré maior” e “Quarteto com piano n.1 em sol menor”, do compositor alemão Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Na primeira obra, sobem ao palco os músicos Denitsa Marinova (violino I), Onel Rodriguez (violino II), Vladimir Rusev (viola) e Anton Minenkov (violoncelo). Já na segunda obra assumem Irina Kazak (piano), Bárbara Soares (violino), Rani Mello (viola) e Eliziel Lourenço (violoncelo).

A pianista Irina Kazak destaca que o público poderá ouvir um diálogo entre os instrumentos e também perceber cada músico como um solista. “Neste formato com poucos músicos, fica mais nítido para o público ouvir os instrumentos, e esse diálogo entre eles parece uma brincadeira feita por Mozart”, diz. “Um detalhe curioso é que Mozart compôs apenas dois quartetos para piano. Este que vamos apresentar tem três movimentos, cada um com uma sensação diferente. O primeiro é mais dramático, o segundo é lírico, de contemplação e beleza, e o terceiro é mais dançante e alegre”, comenta.

A orquestra continua a se apresentar em um formato de câmara, com poucos músicos ao palco para evitar aglomeração. 
Funcionamento
–  O funcionamento do Teatro Amazonas para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas, para evitar aglomerações.

O agendamento para as visitas já está disponível pelo link bit.ly/agendaespacos.

Você pode gostar