Home Notícias “Série Guaraná” estreia com casa cheia

“Série Guaraná” estreia com casa cheia

Foto: Michael Dantas/SEC

Em noite de casa cheia, a Amazonas Filarmônica abriu a programação da “Série Guaraná” nesta quinta-feira (12/09), no Teatro Amazonas. Sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, a orquestra executou “Serenata n. 13 em sol maior – Uma pequena serenata noturna”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Sinfonia Doméstica”, de Richard Strauss. Essa última deu nome ao concerto de estreia da 16ª edição da série, que é protagonizada pelos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e tem patrocínio do Guaraná Antarctica.

O concerto começou com a “Pequena serenata noturna“ de Mozart, obra para cordas, em quatro movimentos: Allegro, Romanze: Andante, Menuetto: Alegretto, e Rondo: Allegro.

Após o intervalo, a Amazonas Filarmônica executou a “Sinfonia Doméstica, op. 53”, de Strauss, nos movimentos de introdução e desenvolvimento dos temas Scherzo, Canção de Ninar, Adagio e Finale, com orquestra completa, incluindo os instrumentos de sopro.

O maestro Luiz Fernando Malheiro destacou a escolha do repertório e a complexidade do concerto.  “A obra principal escolhida para o programa foi a ‘Sinfonia Doméstica’, de Strauss, compositor alemão, do início do século XX. Uma obra importante, bem difícil de realizar porque precisa de uma orquestra grande”, disse. “Para completar o programa, optei pela ‘Serenata’ do Mozart, uma obra bastante conhecida, que as pessoas reconhecem, e que só usa as cordas. Algo leve, gostoso de ouvir”.

Público – O público aprovou. A costureira Nerceonita dos Santos foi com a família assistir, pela primeira vez, a um concerto no Teatro, e disse que ficou encantada.  “Achei fantástico! Eu só ouvia música clássica, mas ver tudo isso de perto foi emocionante”.

Marido de Nerceonita, Vanderli Ferreira coleciona CDs de música clássica e também se emocionou com o concerto. “Fiquei muito empolgado, porque eu ouço muita música clássica e eles (a orquestra) tocam todos os detalhes da música, igual como a gente ouve no som lá de casa. Fiquei maravilhado com isso, estou encantado porque a música acalma a mente, traz paz pra gente”, comentou.

Anne Moraes, 24, turista de Porto Velho (RO), elogiou o concerto e o Teatro. “Cheguei hoje a Manaus. É minha primeira vez no Amazonas e já tive a sorte de assistir a esse lindo espetáculo nesse teatro que é maravilhoso, muito bem cuidado e que fica nessa área linda do centro da cidade”, observou.

Campanha – “Sinfonia Doméstica” é um dos concertos que a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) incluiu na programação em prol da campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”. No evento foram arrecadados 150 brinquedos que a campanha destinará às crianças de Manacapuru.

Próximos concertos – A temporada de concertos da Série Guaraná continua até o dia 13 de dezembro. Além do Teatro Amazonas, haverá apresentações no Centro Cultural Palácio Rio Negro, nas igrejas da Matriz e São Sebastião e no Hospital João Lúcio. Confira os próximos concertos!

Dia 19 de setembro, às 20h – Teatro Amazonas

Shostakovich Santoro”

Dmitri Shostakovich

Concerto para violino n. 2 em dó sustenido menor, op. 129

Claudio Santoro

Concerto para piano n. 1

Alessandro Borgomanero, violino

Aleyson Scopel, piano

AMAZONAS FILARMÔNICA

MARCELO DE JESUS, regente

Dia 22, às 20h – Centro Cultural Palácio Rio Negro

Festival “Encontro na Selva”

Antonio Vivaldi

Concerto para dois violoncelos em sol menor, RV 531

Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Souvenir de Florence, op. 70

Anna Samokish e Eliziel Lourenço dos Santos, violoncelos

ORQUESTRA DE CÂMARA DO AMAZONAS

MARCELO DE JESUS, regente

Dia 26, às 20h – Teatro Amazonas

Sergei Rachmaninov

Concerto para piano n. 3 em ré menor, op. 30

Ferruccio Busoni

Suíte Turandot, op. 41

Elina Sarkisian, piano

AMAZONAS FILARMÔNICA

OTÁVIO SIMÕES, regente