Tacacá na Bossa apresenta show de lançamento do documentário “A Poética dos Beiradões”

Foto: Divulgação

O ritmo de beiradão dará o tom do Tacacá na Bossa desta quarta-feira (06/11), a partir das 19h, com uma banda especialmente criada para o lançamento do documentário “A Poética dos Beiradões”, projeto contemplado no Edital Natura Musical 2018 e produzido pela Cauxi Produtora Cultural. O show contará com músicos da Alaídenegão e nomes do movimento que dominou as festas amazonenses nos anos 1980, como Chico Caju, Eliberto Barroncas, Betinho da Guitarra e Lico Magalhães. O acesso será gratuito.

“O repertório está muito bom e faz um resgate do beiradão, que estava esquecido”, afirma o saxofonista Chico Caju, que, durante uma hora e meia, apresentará clássicos como “Saudade do Meu Interior”, “Pare um Pouco Aí” e “Pegando Fogo”. Ainda no setlist da noite estão confirmadas “Xangô” e “Enxuga o Rato”, do Magalhães da Guitarra; e “Chamego das Mulheres”, do Oseas da Guitarra.

“Estou muito feliz de participar do projeto em que represento as músicas do meu pai, Magalhães da Guitarra; com a Alaídenegão, que traz o resgate desse estilo musical que é do nosso povo”, destaca Lico Magalhães.

Para o músico Eliberto Barroncas, que também participa como personagem do documentário, neste show, o público terá acesso à música produzida no interior.

“É uma grande oportunidade, principalmente para os músicos que ainda estão em processo de aprendizado no Claudio Santoro, na UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), para que eles tenham um contato mais de perto com o que é produzido no interior do estado, que são músicas de altíssima qualidade, de mestres como Chico Caju”, comenta Barroncas.

Para o músico, participar deste projeto representa “uma volta ao passado”. “Meu pai tocava banjo, meu tio tocava saxofone, e eu cresci vendo esses músicos nas festas. Isso motivou meu sonho. Eu me tornei um músico profissional e agradeço muito por esses momentos de apreciação musical na beira do Paraná do Autaz Mirim”, complementa.

Produção – Produtor do documentário, vocalista e guitarrista da Alaídenegão, Davi Escobar conta que o show de lançamento é o grande evento do grupo, que alcança o ponto mais importante da pesquisa musical.

“A interação com as pessoas que criaram e deram sequência ao movimento é algo nos molda nos dias de hoje. O beiradão é muito forte na música da banda, no dia a dia do amazonense, e nós queremos trazer esse ritmo à tona novamente, fazer com que ele volte a tocar nas grandes festas e se torne um ritmo popular”, ressalta o cantor. “Queremos abrir espaço para esses mestres que, de uma certa forma, estão esquecidos, tentando fazer desse projeto uma forma deles continuarem fazendo essa música e levar para todo Brasil”.

O documentário – “A poética dos Beiradões” aborda a produção fonográfica de compositores amazonenses como Teixeira de Manaus, Magalhães da Guitarra, André Amazonas, Oseas da Guitarra e Chico Caju que, na década de 1980, ao longo das beiradas dos rios amazônicos, instituíram um fazer musical em experimentações e trocas de saberes culturais.

Com pouco mais de uma hora de duração, conta com entrevistas e relatos dos músicos que protagonizaram o movimento musical do beiradão; depoimentos dos pesquisadores Rafael Branquinho, sobre a etnografia do beiradão; e Odenei Ribeiro, sobre as questões sociais que envolvem o lazer da música do beiradão; e do músico Eliberto Barroncas, que conta suas experiências, percepções e ideias sobre música de beiradão.

Também estão no documentário alguns espectadores dos shows de beiradão como Gildomar Campos, Raimundo Nonato, Emanuel Ferreira e Raiuda Moreira, que relatam suas vivências no auge do movimento; além de leituras e releituras de sucessos do beiradão.

Após o lançamento, “A poética dos Beiradões” será disponibilizado no canal da Cauxi Produções no YouTube (www.youtube.com/user/cauxiproducoes) e demais plataformas gratuitas.

Serviço: Tacacá na Bossa, com lançamento do documentário “A poética dos Beiradões” e shows de Chico Caju, Lico Magalhães, Betinho da Guitarra, Eliberto Barroncas e Alaídenegão

Data/hora: Quarta-feira (06/11), a partir das 19h

Local: Largo de São Sebastião, no Centro