CULTURADOAM

Pesquisar

Teatro Amazonas recebe internas do sistema socioeducativo

Foto: Michael Dantas

O Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no Centro, recebeu, na tarde desta quarta-feira (29/07), internas do Centro Socioeducativo Internação Feminina, administrado pelo Governo do Amazonas. A ação é uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Durante 30 minutos, as adolescentes fizeram o roteiro do patrimônio histórico e puderam conhecer espaços como Hall, Salão de Espetáculos, Saleta de Arquitetura e órgão eletrônico, maquete de lego do Teatro Amazonas, Salão Nobre e varanda frontal, sala de exposição e camarim de época.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a pasta tem a proposta de abrir as portas do Teatro Amazonas também para pessoas que não têm acesso aos equipamentos culturais do Estado.

“Queremos cada vez mais aproximar o amazonense do patrimônio que é dele, despertar esse sentimento de pertencimento a partir do momento que ele conhece mais sobre a história. E temos que começar com o público de casa, em ações realizadas em parcerias com outros órgãos do Governo”, afirma o titular da pasta e Cultura e Economia Criativa.

Já a secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, reforça que o acesso à cultura e lazer é um dos direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É uma iniciativa importante porque as internas do socioeducativo, a maioria do interior do Amazonas, nunca tiveram a oportunidade de estar no Teatro Amazonas”, comenta a secretária. “Desta forma, conseguimos apresentar também a arte como mais uma vertente para que essas adolescentes tenham um mundo de possibilidades quando elas saírem da unidade”.

Você pode gostar