Wilson Lima abre primeiro festival cultural voltado a professores da rede estadual de ensino

O governador Wilson Lima abriu, oficialmente, na noite desta sexta-feira (05/11) a primeira edição do Festival Cultural da Educação, voltado para professores da rede estadual de ensino. O objetivo é valorizar esses profissionais e o cenário cultural do Amazonas. A cerimônia foi no Teatro Amazonas e a programação se estende até 30 de novembro.

A iniciativa conta com programações e atividades culturais gratuitas, que serão disponibilizadas a professores da rede estadual de ensino.

“É um momento também de agradecer esses profissionais que encontraram soluções para que os nossos alunos, tanto da capital quanto do interior, não ficassem desassistidos. E nós demos exemplo para o Brasil, através do nosso Centro de Mídias, do nosso ‘Aula em Casa’, que foi reconhecido mundialmente, através do ‘Merenda em Casa’, que também recebeu prêmio mundial. Então essa é uma forma de retribuir a esses profissionais da área de educação todo esse empenho que eles têm dedicado à educação”, disse o governador.

O festival é realizado pelo do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuca Chaves, e a deputada estadual Terezinha Ruiz também participaram da abertura do evento.

“É o momento de reconhecimento e essa vai ser uma forma que irá se eternizar, como bem disse o governador Wilson Lima, esse é apenas o começo. Este é o primeiro festival e muitos outros para prestigiar quem faz a diferença na nossa vida e quem nos faz chegar aonde nós estamos”, disse Kuca Chaves.

“A gente se sente primeiramente honrado. É a primeira vez que nós estamos sendo convidados para participar de um evento como este. É um privilégio esse olhar diferenciado, esse olhar cuidadoso que tem. Imagine a gente, vindo do interior para cá, é uma honra estar aqui num lugar desse incrível, mágico, que é o nosso Teatro Amazonas”, disse Neliany Castro, professora de Novo Airão.

Com o projeto, serão ofertados ingressos para espetáculos teatrais e de música, cinema, visitação a museus e passeios turísticos, dentre outras atividades. Os tickets deverão ser solicitados a partir da noite desta sexta-feira, de maneira on-line, por meio do link: http://www.educacao.am.gov.br/1o-festival-cultural-da-educacao/.

Primeiramente, a iniciativa vai atender professores da rede estadual em homenagem pelo Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. Para as próximas edições, a programação fará parte do calendário da Secretaria de Educação e será estendida aos demais profissionais.

Turismo – Para proporcionar uma experiência completa das atrações turísticas de Manaus, a Amazonastur vai disponibilizar vagas aos professores para o city tour do Amazon Bus. A programação do “Amazon Bus” inicia no próximo dia 6 de novembro e ocorrerá nas manhãs de sábado do mês.

Parceria público-privada – Para garantir a oferta de acesso gratuito ao cinema, a Secretaria de Educação também fechou parceria com o Amazonas Shopping e o Shopping Ponta Negra. Serão ofertados 200 ingressos para sessões de cinema.