CULTURADOAM

Pesquisar

Prêmio Feliciano Lana: Projeto ‘Brincando e Alegrando’ busca o resgate de brincadeiras tradicionais

Contemplado no Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado, o projeto “Brincando e Alegrando”, de Vanderley Pinheiro, visa resgatar as tradicionais brincadeiras que fizeram parte da infância dos nascidos nos anos 60, 70, 80 e 90. A ideia é demonstrar que o ato de brincar é de grande relevância para a construção do desenvolvimento integral das crianças.

“Na primeira etapa da educação básica, o brincar é fundamental para a formação integral dos pequenos. Pode-se entender que o ato de brincar é um processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, e que interagir com outras crianças é de extrema importância para o lado social”, comenta Vanderley.

O proponente destaca, ainda, que o resgate dessas brincadeiras se fez necessário visto que foram substituídas por brinquedos industrializados e também eletrônicos. Para tanto, o projeto foi apresentado no último mês de novembro no Parque da Criança. Atualmente, o proponente estuda a possibilidade de realização em outros espaços da capital.

Você pode gostar