‘PRESENTE DE NATAL’ Programação no Largo de São Sebastião e entorno terá apresentações, Parada Natalina, Casa do Papai Noel e feira de alimentos e artesanato

Foto: Michael Dantas/Arquivo

Uma programação diversificada, com apresentações artísticas, fanfarras, corais, feira de alimentos e artesanato e um musical especialmente produzido para o período. Assim será “Presente de Natal”, que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promoverá em dezembro, com atividades diárias e gratuitas.

A programação aberta ao público inicia dia 7 e vai até o dia 22, sempre das 17h às 21h, no Largo de São Sebastião e entorno. Durante todo esse período, o público poderá visitar a Casa do Papai Noel e conferir diariamente atrações musicais, apresentações teatrais, atividades lúdicas e uma das principais novidades deste ano: uma Feira de Natal, com 20 barracas temáticas onde serão comercializados alimentos e artesanato.

O secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca que a ação é um presente para a população, pensado para resgatar o espírito natalino. “Todas as atividades que inserimos na nossa programação foram planejadas com muito carinho para devolver ao público o encantamento com o Natal. Teremos decoração, Casa do Papai Noel, Feira Natalina, brincadeiras e espetáculos que certamente vão emocionar o público”, afirma.

No primeiro dia de “Presente de Natal” (07/12), a programação começará às 17h, com as atividades da Feira de Natal. Às 17h30, haverá apresentações das palhaças Coração e Hora Certa, na rua José Clemente.  No mesmo local, às 18h, o Grupo Alecrim Nativo realizará atividades lúdicas para a garotada, até 21h.

Às 18h, no Palco Árvore, especialmente montado para a abertura, a Orquestra Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro promete encantar o público. Às 19h, será a aguardada inauguração da Árvore de Natal, e da Casa do Papai Noel, que vai transformar a Casa das Artes no lar do Bom Velhinho até o dia 22 de dezembro.

Foto: Bruno Zanardo/Arquivo

Até 22 de dezembro, também passarão pelo Largo Lucinha Cabral, Michel Guerrero, Madrigal do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), Ketlen Nascimento, Tio Peteka, Companhia Trilhares, Nícolas Júnior, Palhaço Goiabada, Coral da Câmara, Candinho e Inês e muitos outros artistas (confira programação completa abaixo).

‘A Caixa Mágica do Natal’ – De 17 a 22 de dezembro, o Teatro Amazonas receberá o espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”, um musical que fará uma viagem pelo universo natalino e   pelos símbolos mais representativos do período.

Com texto de Thaís Vasconcelos e direção de Matheus Sabbá, a história mostra uma criança que perdeu a mãe há alguns anos e ficou morando apenas com a avó. Ao ficar órfã, a criança também perdeu a paixão pelo Natal que sua mãe alimentava. Até o dia em que encontrou uma caixa de presente com uma carta escrita dias antes de sua mãe partir. Ao abrir a caixa, ela entra em um universo de magia natalina.

“A Caixa Mágica do Natal” será apresentado de 17 a 20 de dezembro, às 20h. No dia 21, haverá sessões às 17h e às 20h; e no dia 22 de dezembro, às 11h e às 19h. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Natal nas escolas – Além da programação no Largo de São Sebastião e Teatro Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação e Desporto, também vai realizar uma temporada de apresentações do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Laocs) produzida especialmente para percorrer unidades educacionais de tempo integral.

“Teremos três espetáculos, que envolvem todos os núcleos, mostrando as potencialidades do Liceu no teatro, música e dança”, adianta o diretor técnico artístico do Laocs, Davi Nunes, que também assina a direção geral das produções.

“Uma Carta de Natal”, “Tonho e Paco no Caminho do Menino Jesus” e “Natal Urbano” serão apresentados entre 2 e 13 de dezembro, para alunos e familiares, nos Centros de Educação de Centro Integral Áurea Pinheiro Braga (Compensa, zona oeste de Manaus), Gilberto Mestrinho (Educandos, zona sul), Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo (Cidade de Deus, zona norte), João dos Santos Braga (Cidade Nova, zona norte), Prof. Cinthia Regia Gomes do Livramento (Distrito Industrial, zona sul) e Prefeito Washington Luís Régis da Silva (Manacapuru), e nas Escolas Estaduais de Tempo Integral Maria Izabel Desterro e Silva (Iranduba) e Senador Petrônio Portella (D. Pedro II, zona oeste de Manaus).

“Os espetáculos têm uma linguagem natalina jovem, para que os adolescentes se identifiquem com as apresentações. Teremos Danças Urbanas em ‘Natal Urbano’, uma reflexão sobre o Natal em ‘Tonho e Paco no Caminho do Menino Jesus’ e muito musical em ‘Carta de Natal’, com participação de orquestra e coral”, explica Davi, acrescentando que centenas de integrantes do Liceu, entre alunos, professores e técnicos, participam das produções. “Toda a cenografia, arranjos, textos e coreografia estão sendo preparados por integrantes do Liceu”, reforça.

Dia 7 de Dezembro (Sábado)

Das 17h às 21h – Feira Natalina (Praça São Sebastião)

17h30 – Palhaças Coração e Hora Certa (José Clemente)

18h – Atividades lúdicas com Grupo Alecrim Nativo (José Clemente)