CULTURADOAM

Pesquisar

“Primavera dos Museus” encerra com caminhada cultural e “Universo Geek”

Caminhada Cultural iniciará com visita ao Palacete Provincial
Foto: Michael Dantas/ SEC

A 13ª edição da “Primavera dos Museus”, programação promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), termina neste fim de semana nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com uma caminhada cultural e o evento “Universo Geek”. A entrada é gratuita.

Com objetivo de aproximar o público dos museus, será realizada a caminhada cultural, neste sábado (28/09), a partir das 9h, com concentração no Palacete Provincial. A atividade terá início com uma visita guiada no Palacete, com enfoque nas características gerais do museu, como o acervo, ano de fundação, curiosidades e breve histórico.

Em seguida, o grupo será guiado pela Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), com paradas nas esculturas do espaço. O terceiro momento da visita será na Praça da Matriz, onde os participantes receberão informações sobre a história e curiosidades do lugar. O final da caminhada será no Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade.

Para participar da caminhada, os interessados podem apenas se direcionar ao Palacete no horário indicado. As vagas são limitadas.

“Universo Geek” – Neste sábado e domingo (28 e 29/09), o Palacete também recebe a quarta edição do “Universo Geek”, das 9h às 20h,  com entrada gratuita. O evento é realizado pela SEC em parceria com o grupo 1 Minuto Nerd.

Universo Geek reúne diversas atividades, como o concurso de Cosplay
Foto: Michael Dantas

Os visitantes poderão aproveitar exposições de desenhistas locais e colecionadores, participar de campeonatos de games e RPG, do concurso de cosplay, boardgame, workshop, palestras, bate-papo, além de prestigiar apresentações de K-Pop, rock, rap, e exibição de animes. O espaço também contará com Feirinha Geek e a praça de alimentação, dentre outras atividades.

Os amantes de jogos terão diversas opções nos dois dias de evento. RPG, card e boardgames estão na programação: Yu-Gi-Oh!,  campeonato de Injustice – acontece das 13h às 20h; e Naruto Storm 4 (XBox One) terá inscrições abertas na loja Fan to Fan, ao preço simbólico de R$ 5. No PS2, os fãs de anime também terão Naruto para jogar.

Sustentabilidade – Um destaque do evento é a exposição da Empire Dioramas, que levará aos visitantes do Palacete diversas réplicas de cenas clássicas do cinema. De “Star Wars” a “Exterminador do Futuro”, as ‘maquetes’ retratam fielmente um frame de filme e são todas construídas em material reciclado.

Ainda na pegada sustentável, o ReciclaNerd estará expondo capacetes de personagens como Thor, Boba Fett e os Stormtroopers, além da coroa da Mulher-Maravilha.

Você pode gostar