CULTURADOAM

Pesquisar

Primeira noite do Festival Folclórico de Parintins reuniu público de mais de 12,5 mil pessoas

FOTOS: Bruno Zanardo e Herick Pereira/Secom

Mais de 12,5 mil pessoas assistiram, na noite desta sexta-feira (28/06), às apresentações de Caprichoso e Garantido na abertura do 54º Festival Folclórico de Parintins.

O início da noite foi marcado pela entrega do certificado de Patrimônio Cultural do Brasil aos presidentes dos dois bumbás, no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo). A solenidade, que teve a presença do governador do Estado, Wilson Lima, simbolizou o reconhecimento, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do complexo cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins como patrimônio cultural do país.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o Festival Folclórico de Parintins segue até domingo (30/06). As apresentações iniciam às 20h, e cada boi tem até 2h30 para evoluir na arena. A apuração será na segunda-feira (1º/07), às 15h30.

O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destacou a tranquilidade com que o evento transcorreu. “Tivemos uma noite linda, um espetáculo grandioso dos dois bumbás prestigiado por um público que lotou o Bumbódromo e, ainda assim, sem incidentes relevantes”, observou, acrescentando que havia, no Bumbódromo, 150 seguranças contratados para o evento, além de efetivo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Apolo ressaltou que a organização do festival é resultado de um planejamento iniciado ainda no início do ano e de um trabalho integrado entre diversas secretarias.

Com o tema “Nós, o Povo”, o Garantido foi o primeiro a se apresentar e levou para a arena quatro alegorias, 450 batuqueiros e 3 mil brincantes para falar das lutas e da união.

Já o Caprichoso presentou o público com “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, exaltando figuras femininas. Seis alegorias, 600 marujeiros e 2.500 brincantes abrilhantaram a última apresentação da noite.

Você pode gostar