CULTURADOAM

Pesquisar

Projeto busca contos escritos por mulheres para produção de e-books

Foto: Divulgação

No Amazonas, o projeto ‘Te Conto em Contos’, organizado por Letícia Cardoso, está selecionando trabalhos de escritoras locais para compor a segunda edição do e-book, da iniciativa que foi contemplada pelo edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc.

Para participar, basta entrar no link bit.ly/3mtc9M5, ler a chamada completa e preencher o formulário de inscrição; em seguida, enviar o conto em formato PDF, assinado com pseudônimo da autora para o e-mail selecaotecontoemcontos@gmail.com. As inscrições vão até o próximo sábado (06/02).

De acordo com a organizadora dos e-books, Letícia Cardoso, os contos passarão por uma banca, composta por três professoras com formação na área de Literatura; e que atuam tanto na Educação Básica quanto em universidades do Amazonas.

“Para a seleção, optei por deixar o tema livre. É muito interessante perceber o que surge disso, nesse primeiro e-book me chamou atenção em como as temáticas dos contos se conectaram, e isso diz muito sobre a nossa cultura, sobre o que está aqui, o que nos cerca, e o que conseguimos produzir a partir disso, em termos de criação literária”, avalia Letícia Cardoso.

Poderão participar, escritoras amazonenses e não amazonenses que, comprovadamente, residam no Estado por pelo menos cinco anos. Será concedido às escritoras aprovadas o valor de R$ 100, pela publicação do conto no e-book, que será lançado ainda neste mês de fevereiro.

Sobre o projeto – A chamada para a composição do primeiro e-book “Queria te ver me ouvir contar” aconteceu em dezembro. E reuniu 12 contos, de 10 escritoras selecionadas, e divulgados no Instagram do projeto (@tecontoemcontos). Ao todo, serão lançados três e-books.

Letícia conta que a ideia para a publicação do e-book surgiu quando soube do lançamento do edital Prêmio Feliciano Lana, no ano passado: “o objetivo principal era publicar contos de escritoras do Amazonas, fazendo essa seleção. Algumas delas já com experiência, com publicações e outras estão publicando pela primeira vez. É muito gratificante ver isso, estar fazendo parte disso”.

A chamada para última edição do projeto será lançada no mês de março.

Você pode gostar