Projeto ‘Manauara Cultural: Nossa Arte Resiste’ marca reabertura do Teatro Manauara

“Lady Parker Show”, com Michel Guerrero é um dos espetáculos da programação

A fim de promover o reencontro entre artistas e público locais, o Teatro Manauara e o Manauara Shopping irão retomar as atividades no palco do teatro a partir do dia 3 de setembro. O projeto “Manauara Cultural: Nossa Arte Resiste”, que marca a reabertura da casa após quatro meses sem apresentações por conta da pandemia de coronavírus, terá quatro dias seguidos de shows de artes cênicas, humor, música e dança com nomes de referência da cena cultural contemporânea da cidade.

Na quinta-feira (3), a partir das 19h, quem toma conta do palco é a turma do stand up comedy. A comédia em pé, estilo de apresentação humorística que cresce cada vez mais em Manaus, será representada pelos comediantes Daniel Dias, Junior Santos, Leandro Leitte, Lucas Eduardo e Marcos Paiva. Os humoristas farão apresentações curtas, de cerca de máximo 15 minutos cada, sempre com temas do cotidiano e tiradas que prometem fazer o público chorar de rir.

Já a sexta-feira (4) marca o reencontro com a música ao vivo, por meio dos shows de Ana Terra e Chrystian Pinheiro, Adriano Arcanjo, Afonso Rodrigues, Bruno Rodriguez e Bianca Caggy. No sábado, é a vez das artes cênicas, com cinco esquetes ou cenas curtas: “Guadalupe de Mont Serrat”, de Nivaldo Mota; “Casal 40, da Companhia Interarte, com os atores Roger Barbosa e Ariane Feitosa; “Lady Parker Show”, com Michel Guerrero; “Espetáculo de Reencontro”, com Claysson Charles e Camila Maria, da Criatê Arte e Produções; e “Diário das Marias”, da Cia Trilhares.

“Temos uma expectativa enorme e um misto de saudade (em relação ao retorno) porque a gente está há mais de quatro meses parado. Não tem nada que substitua isso, o riso da plateia, os aplausos. O teatro é a arte do contato. A expectativa é muito grande”, diz Roger Barbosa, da Interarte. “Espero que o público também esteja com essa saudade”, diz ele, cuja esquete irá abordar a história de casais durante a pandemia.

Para finalizar o fim de semana de reencontros com a arte local, entram em cena no domingo as apresentações de dança: “A Resistência do Folclore Brasileiro”, balé folclórico com Larissa Perroni e Thaysson Castro; o solo livre de balé clássico “Liberté”, com Brenda Lobato; a sessão de dança do ventre “Arte e Tradição”, com Maise Ribeiro; o solo de jazz dance “Mulher”, de Barbara Aranha; e o solo de música contemporânea “Pele Adentro”, com a bailarina Fernanda Bezerra.

Além das apresentações no palco, haverá em cada um dos quatro dias de programação do projeto “Manauara Cultural” um espaço dedicado a exposições fotográficas e literárias no foyer, o ambiente que dá acesso à câmara principal do teatro.

Arte como alento – A diretora do Teatro Manauara, Carolina Bim, falou sobre a retomada das atividades do teatro. “O projeto é para promover esse reencontro do público com o artista, do artista com o palco. Nossa intenção também é movimentar essa cadeia produtiva, envolvendo artistas, técnicos e produtores que tem passado por um de seus períodos mais desafiadores nos últimos meses”, disse Carolina, que acredita que, durante a quarenta, mais do que nunca a arte foi um “alento para a vida das pessoas”.

“A pandemia paralisou todos esses profissionais, mas mesmo assim, eles continuaram gerando conteúdo por meio de lives em suas redes sociais, trazendo entretenimento e conteúdo às pessoas. A arte tem esse papel de descompressão e isso ficou tão claro nesses tempos. A arte é uma necessidade humana”, declarou a gestora do Teatro. “O projeto reafirma a importância do Teatro e da arte na vida das pessoas”, finalizou.

Medidas sanitárias – Atendendo aos protocolos exigidos pelos órgãos de saúde pública, o Teatro Manauara irá reabrir com apenas metade de sua capacidade de lotação, pontos de higienização de mãos com álcool em gel 70%, distanciamento de 1,5m entre as cadeiras, higienização constante de superfícies de contatos, como bancos e corrimãos, além da intensificação da limpeza dos banheiros e outros espaços comuns. “Estamos prontos para receber o público com segurança em nossos espaços”, garantiu a diretora.

*Com informações da assessoria do Teatro Manauara