CULTURADOAM

Pesquisar

Projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc compõem a ‘Agenda Virtual’ desta semana

Projetos contemplados nos editais Prêmio Feliciano Lana e Prêmio Encontro das Artes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa fazem parte da “Agenda Virtual”, desta semana. A iniciativa do Governo do Amazonas tem a proposta de divulgar artistas e estimular o público a conhecer trabalhos de diferentes segmentos, que reúnem centenas de trabalhadores da cultura em cada realização.

Para cadastrar o projeto na “Agenda Virtual”, basta acessar o link (http://bit.ly/aldirblancagenda) e preencher as informações no formulário. Em seguida, o evento será disponibilizado no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). A agenda também está aberta aos projetos contemplados nos editais da Prefeitura de Manaus e de outros municípios.

A programação é divulgada ainda nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), como Facebook e Instagram.

Confira os projetos:

Boi-Bumbá – Contemplado no Prêmio Encontro das Artes, o projeto “Diversidade Cultural e Irreverência na Brincadeira de Boi-Bumbá – Boi Boiola 2021” tem como objetivo profissionalizar a produção de espetáculos em relação ao reconhecimento social e financeiro dos profissionais que atuam no Boi Boiola, em Parintins. O evento é uma iniciativa pioneira no município que enfatiza o protagonismo LGBTQI+.

O espetáculo será transmitido em uma live no domingo (16/05), às 17h, na página do Facebook do Boi Boiola (www.facebook.com/boiboiolaoficial). A programação contará com paródias, apresentações de dança e teatro.

Documentários – Neste sábado (15/05), serão lançados o documentário “O papel social da creche Dom Arcângelo Cerqua na vida da comunidade”, o livro “Mocambo do Arari: sua história, sua gente”, além de uma exposição fotográfica que mostra os 52 anos da comunidade da Agrovila do Mocambo de Arari, em Parintins, e os mais de 30 anos da creche Dom Arcângelo.

O projeto foi contemplado no Prêmio Encontro das Artes, e o público pode acompanhar os lançamentos em uma live, às 19h deste sábado, no Facebook (www.facebook.com/domarcangelo.cerqua).

Também contemplado no Prêmio Encontro das Artes, o documentário “A Arte da Superação”, com roteiro e direção de Welder Alves, já se encontra disponível no YouTube (bit.ly/artedasuperacao).

Neste documentário, o repórter Welder Alves desembarca em Parintins para mostrar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 aos artistas que realizam o Festival Folclórico de Parintins.

Artes Visuais – Nesta sexta-feira (14/05), às 18h30, a Manart Galeria Virtual lança uma nova estampa, inspirada na obra “Resistência e Existência” da artista visual Nádja Kristhina (Marieta), conhecida no cenário cultural de Manaus por trabalhos que representam a mulher no mundo underground regional em seus multiversos. O projeto de expansão da Manart Galeria foi contemplado pelo edital Prêmio Feliciano Lana.

A obra “Resistência e Existência” surgiu da vontade de produzir uma Marieta (que é como a artista costuma chamar as suas personagens) com referências indígenas e surreais ao mesmo tempo. Na obra, a personagem usa um cocar e tem um olhar que transmite resistência e fortalece a existência.

O público pode saber mais sobre a artista no link bit.ly/artistamarieta, e acompanhar o lançamento da nova estampa nas redes sociais da Manart, no Instagram (@manartgaleria) e Facebook (www.facebook.com/manartgaleria).

Literatura – Neste mês, o jornalista Mário Adolfo lança o livro “Curumim – O Último Herói da Amazônia”, contemplado no Prêmio Feliciano Lana. A publicação traz a trajetória do personagem que é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas, com momentos importantes como o lançamento da cartilha educativa sobre a História do Amazonas, na Suécia, em 1988, e a participação na primeira edição da Bienal do Livro do Amazonas, em 2012, com a obra “Curumim conta a história do Livro”.

O público pode acompanhar mais histórias do Curumim pelo Instagram (@curumim_am).

Você pode gostar