CULTURADOAM

Pesquisar

Público supera o primeiro dia e confirma sucesso do Carnaboi 2024 no Studio 5

Festa realizada pelo Governo do Amazonas teve transmissão ao vivo para cinco estados pela Rede Amazônica

O segundo dia do Carnaboi 2024 confirmou o sucesso do novo formato, com a aprovação do público brincante, que superou os 17 mil que compareceram ao primeiro dia e chegou a mais de 21 mil brincantes, totalizando mais de 38 mil pessoas nos dois dias. O Carnaboi é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Rede Amazônica, que transmitiu a festa ao vivo para cinco estados da Amazônia.

Neste sábado (10/02), o Carnaboi 2024 foi marcado por folia bovina e apresentações de diversos artistas, incluindo Grupo Toada e Robson Jr., Paulinho Viana e Márcio do Boi, P.A. Chaves e Carlos Batata, Fabiano Neves e Klinger Jr., Israel Paulain e Leonardo Castelo, Prince do Caprichoso e Edmundo Oran, David Assayag e Canto da Mata, além de Jr. Paulain. O evento aconteceu no pavilhão do Studio 5.

Além das apresentações, um grande show comandado pelos apresentadores dos dois bumbás, Edmundo Oram e Israel Paulain, com direito à Marujada de Guerra do Caprichoso e Batucada do Garantido juntas no palco, se revezando enquanto cantores e itens dos dois bumbás também revezavam suas entradas no palco.

O show especial teve direito a apoteose com um raro momento de Edmundo e Israel cantando juntos e os dois bumbás igualmente evoluindo juntos no palco, com itens dois bois dançando ao som de uma toada “neutra”, composta especialmente para o evento.

O apresentador oficial do boi-bumbá Caprichoso, Edmundo Oran, lembrou que este foi seu 14º ano de Carnaboi, dentre os 24 anos que o Carnaboi já tem. “Com certeza já foi um grande sucesso. Esse ano teve alegoria, teve Edmundo chegando de alegoria no palco, boi-bumbá Caprichoso, todos os itens inseridos. Nesse contexto, então foi uma alegria muito grande com as melhores toadas do festival que, é claro, são as do nosso boi-bumbá Caprichoso, o bicampeão de Parintins”, afirmou Edmundo.

Israel Paulain, apresentador oficial do boi-bumbá Garantido, se disse muito feliz de poder compartilhar desse momento. “Nós estamos aí tendo uma visibilidade com o nosso Festival de Parintins, nacionalmente, com a Isabelle no BBB, Rede Amazônica fazendo a transmissão do nosso Carnaboi, que é o carnaval com o nosso ritmo, com a nossa toada. A gente canta a Amazônia, o dois pra lá, dois pra cá. É a nossa raiz, é um carnaval autêntico que só tem aqui no Amazonas”, disse.

Presente à festa, o vice-governador Tadeu de Souza lembrou que o Carnaboi é o pontapé inicial da temporada bovina, que culmina com o Festival Folclórico de Parintins, em junho. “A festa de Parintins é uma festa nacional e a Rede Amazônica ajuda complementando e dando capilaridade em toda a região Norte, em todo o Brasil. A gente hoje tem a festa Momesca adicionada com a pitada, com a arte de Parintins. Aqui é um aperitivo do que vai ser Parintins em junho, dia 28, 29 e 30”, afirmou o vice-governador.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirmou que o Carnaboi é uma pequena mostra do que é realizado em Parintins e lembrou que a perspectiva para 2024 é realizar um festival maior ainda do que os que foram registrados nos últimos anos.

“Já não há mais ingressos à venda, os espetáculos da arena já estão sendo montados, os bois estão aí se preparando, então certamente vai ser um ano histórico, o que é importante para a economia da cultura e para a valorização do nosso estado”, afirmou Marcos Apolo.

Aprovação de novatos e veteranos

Eric Souza participou do Carnaboi pela primeira vez em 2024 e se mostrou encantado com a festa de Carnaval bovina. “Está sendo maravilhoso. É a minha primeira vez no Carnaboi. Estou gostando muito, aproveitando cada momento. Esse calor vibrante, daqui a pouco entram os bois. O único calor aqui é o calor dos bois, que está sendo o top”, opinou.

Veterana quando é questão é Carnaboi, Daniele Souza Cavalcante disse estar adorando participar de mais uma edição da festa, desta vez em novo formato. “Estou prestigiando o Carnaboi e estou adorando. A nossa cultura é muito ampla, e todo ano eu faço questão de participar. O lugar está diferente, mas nada impacta a nossa cultura, porque está maravilhoso. Muito bom mesmo, estou adorando. Isso aqui é uma sensação única. Nós temos que prestigiar cada vez mais o nosso boi, a nossa cultura”, defendeu.

Há muito tempo fora de Manaus, Pedro Olavo estava feliz de reviver as emoções de uma festa de boi-bumbá. “Está sendo uma maravilha comemorar essa festividade, que é a nossa cultura, da nossa região. Para a gente, para mim, que estou muito tempo fora da cidade, reviver essa emoção, que é uma tradição tanto familiar, cultural, é uma emoção muito grande. É o que eu carrego no meu sangue”, afirmou.

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar