‘Releituras’ de Paulo Lino estreia no Palácio da Justiça

Mostra com entrada gratuita traz obras inéditas do artista plástico

FOTO: Divulgação

Nesta quinta-feira (09/06), às 19h, estreia a exposição do artista plástico Paulo Lino, intitulada “Releituras”, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro). A visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.

Entusiasta das artes clássicas, Paulo Lino revela que as obras na mostra conseguem “fundir o acadêmico com a arte contemporânea, recebendo influências que vão de Banksy a Caravaggio, de Basquiat a Bacon, transitando pelo expressionismo abstrato e surrealismo”. O artista plástico foi contemplado no Edital Amazonas Criativo 2021, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

“Apoiar as artes, de uma maneira geral, é divulgar e disseminar o processo de criação dos artistas amazonenses. Abrir as portas dos nossos centros culturais é uma determinação do governador Wilson Lima para que divulguem seus trabalhos e incentivem novos públicos”, afirma Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura.

Exposição
O artista amazonense traz, para a exposição, releituras de obras de arte clássicas, construídas a partir de uma visão pessoal. As peças são inéditas, criadas no primeiro semestre deste ano, utilizando tintas a óleo, acrílica, sintéticas e vários outros materiais experimentais como sprays, pincéis, esponjas, espátulas, água, solventes e vernizes. A mostra apresenta ainda um trabalho de vídeo sobre o processo de criação das obras expostas.

Paulo Lino é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Publicidade pelo Instituto Federal de Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Nas artes, Paulo Lino iniciou os estudos de forma autodidata ainda na adolescência, participando de aulas de desenho e pintura no Liceu de Artes Ester Mello, fez parte do Clube de Quadrinheiros de Manaus e da Associação Amazonense de Artistas Plásticos (Amap).

Assinando exposições nacionais e internacionais, o artista plástico tem um vasto currículo tanto nas artes quanto no design, área em que atua profissionalmente desde 1990.