CULTURADOAM

Pesquisar

SEC e Prefeitura de Maués celebram parceria para formação de Balé Folclórico

Uma conversa iniciada em janeiro deste ano entre o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, e a secretária de Cultura e Turismo de Maués, Ellen Mendonça, resultou no recém-criado Balé Folclórico do município, viabilizado por uma parceria entre o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Laocs) e a Prefeitura de Maués. A ação faz parte do plano da nova gestão da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que consiste na potencialização da cultura no interior do Amazonas.

Foto: Divulgação

De acordo com o secretário Marcos Apolo Muniz, a SEC disponibilizou profissionais do Liceu para compor a banca de audições, orientar quanto à metodologia e ajudar a formalizar o corpo artístico em Maués.

“Nossos nomes do Liceu levaram sua experiência para fortalecer as atividades no município, promovendo um intercâmbio que faz parte de uma das principais propostas da minha gestão, que é desenvolver o que cada localidade tem de melhor”, afirmou.

“A cultura do município de Maués é muito rica. Lá existe uma categoria de dança bem interessante. São pessoas que já têm a formação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mas que não tinham o apoio técnico para a construção desse grupo. E como nós temos a expertise técnica aqui na capital, entramos com esse apoio”, explicou o diretor técnico e artístico do Laocs, Davi Nunes.

O Balé Folclórico de Maués iniciou as atividades com 24 bailarinos efetivos, seis de cadastro reserva e dois diretores, além de um historiador e consultor artístico, e de uma professora de técnicas corporais. Eles cumprem carga horária de 3 a 4 horas diárias de ensaios, três vezes por semana.

Você pode gostar