CULTURADOAM

Pesquisar

SEC inicia Curso de Libras no Cine Teatro Guarany

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), iniciou, na tarde desta terça-feira (19/03), o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), no Cine Teatro Guarany. O curso tem 80 horas de duração e será ministrado pelo professor Marcelo Costa. Nesta quarta-feira (20/03), uma nova turma terá início.

O curso de libras tem a função de alfabetizar o participante, ensinando-o a se expressar por meio dos sinais. “É mais uma ação de destaque da SEC, que tem o firme propósito de promover a acessibilidade e permitir a inclusão da pessoa com deficiência”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

As inscrições, gratuitas, foram abertas em fevereiro e, devido à grande procura, uma turma extra teve que ser aberta. “Recebemos 1.700 e-mails de pessoas interessadas em participar do curso. Assim, selecionamos as 100 primeiras pessoas inscritas, montamos duas turmas, com duas aulas por semana”, explica Sheila Campos, assessora de Inclusão da SEC.

O estudante de Enfermagem Gerson Silva conta que se inscreveu para ajudar a irmã, que tem deficiência auditiva. “Além de voltar a me comunicar com ela, o curso servirá para minha carreira, será útil no atendimento dos pacientes”, explica.

Além do curso, a secretaria desenvolve outras ações inclusivas, como a tradução de espetáculos, a visita guiada em Libras, audiodescrição em apresentações e montagem de área especial para pessoa com deficiência em grandes eventos, como o desfile das escolas de samba de Manaus.

Para mais informações, a Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SEC atende em horário comercial, pelo telefone 3232-5556.

Você pode gostar