SEC oferece circuito cultural gratuito para aproveitar o fim de semana

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) oferece um circuito com diversos eventos culturais gratuitos neste fim de semana. Na programação tem show musical, espetáculos de teatro e dança, concerto, feira de troca de livros, entre outros. Confira as dicas e aproveite o fim de semana sem pagar nada.

Lançamento de obra e Feira de Troca de Livros e Gibis vão movimentar a Biblioteca Pública sábado e domingo. Foto: Michael Dantas

Nesta sexta-feira (29/03), às 20h, no Teatro Amazonas, o grupo de choro Piolho de Cobra realiza o “2° Sarau de Chorinhos Brasileiros”, em homenagem ao maestro Jeremias Dutra, o mestre Jerê. O grupo – formado por Wanderlan Paulino (cavaquinho e violão), Armando de Paula (vocal), Celestina Maria (vocal), Fausto Sampaio (pandeiro), Elson Arcos (solista e produtor), Adailson Cunha (instrumentista) e Beto (Sete Cordas) – vai receber Rosejane Farias (vocal) e Raimundinho (bandolim) para um show com repertório composto só por músicas do “mestre do choro”. Entrada gratuita e classificação livre.

Sábado (30/3) – No sábado, a partir das 15h, na Biblioteca Pública do Amazonas (rua Barroso, 57, Centro), o escritor amazonense Jan Santos lançará o livro “O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas”. A obra, terceira do autor, explora elementos do folclore amazônico e de outras culturas, celebrando a natureza do mito de contos atmosféricos. A versão impressa conta com ilustrações do amazonense Rafael Rodrigues, com recursos de descrição de imagens para leitores com deficiência visual. O acesso é gratuito.

Ainda no sábado, às 18h, na Casa das Artes, o ilustrador Geovan Motter vai palestrar sobre o personagem Totó, criado por ele. A entrada é gratuita.

“Ambrozhya e o Phantasma da Arte” estreia no palco do Teatro Amazonas. Foto: Divulgação

À noite, a partir das 20h, a companhia de teatro Apareceu a Margarida apresentará o espetáculo de comédia “Ambrozhya e o Phantasma da Arte”, baseado na obra de Sérgio Cardoso, no palco do Teatro Amazonas. A montagem, que tem direção cênica de Douglas Rodrigues, conta a história de uma família que vive numa cidade abandonada após uma crise e que tenta sobreviver financeiramente por meio da promoção de espetáculos artísticos. A entrada também é gratuita e a classificação indicativa é a partir de 16 anos.

Domingo (31/3) – No domingo, a programação começará às 9h, com a tradicional Feira de Trocas de Livros e Gibis, que chega a sua 29ª edição na Biblioteca Pública. No evento, que vai até 13h, o visitante pode levar um livro, uma História em Quadrinhos (HQ) em bom estado de conservação e conseguir um cupom para troca. Os participantes também podem fazer uma visita guiada e conhecer a história e arquitetura do espaço. A entrada é gratuita.

Durante a feira, com o apoio do Departamento de Literatura da SEC, por meio do Programa Mania de Ler, serão realizadas outras atividades para toda a família. Das 9h30 às 10h20, personagens caracterizados vão encenar o conto infantil “A Princesa e o Sapo”. Em seguida, das 10h30 às 11h20, haverá uma roda de leitura de clássicos da literatura infantil, com as obras “O Pescador e o Rei” e “O Jabuti e a Onça”. Finalizando a programação, às 11h30, o espaço terá uma oficina para produção de fanzine (publicação não profissional e não oficial, confeccionada pelo próprio autor). Para participar, basta comparecer ao local. A classificação é livre.

“Concertos para a Juventude” terá Amazonas Filarmônica sob a regência do Maestro Otávio Simões. Foto: Michael Dantas

Enquanto isso, no Teatro Amazonas, às 11h, acontecerá mais uma edição do projeto “Concertos para a Juventude”, com a Amazonas Filarmônica. Sob a regência do maestro Otávio Simões, a orquestra apresentará um programa que contará com a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Rossini); abertura do “Festival Acadêmico”, op. 80, de Brahms; Inverno, de “As Quatro Estações” – 1º movimento (solo: Nikolay Mutafchiev), de Vivaldi; abertura da ópera “Carmen”, de Bizet; excerto da “Abertura-fantasia Romeu & Julieta”, de Tchaikovsky; “Stars and Stripes Forever”, de John Philip Sousa; e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. A entrada é gratuita.

Ainda no Teatro Amazonas, às 19h, tem a estreia do espetáculo de dança “Mensageiros de Francisco”, em comemoração aos 18 anos do Balé Folclórico do Amazonas. A entrada é gratuita.  O espetáculo, encenado pelos 24 bailarinos da companhia, retrata como a religiosidade dos ribeirinhos e a relação com o santo interferem na pesca, nas ações das mulheres e na vida das crianças do local. O repertório conta com canções do grupo Raízes Caboclas.