CULTURADOAM

Pesquisar

SEC realiza reunião de alinhamento para Festival Folclórico de Parintins

Foto: Michael Dantas/SEC

Representantes de órgãos envolvidos na realização do 54º Festival Folclórico de Parintins se reuniram, na manhã desta sexta-feira (28/06), dia da abertura do evento, no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), para alinhar e definir últimos ajustes para a grande festa do folclore amazonense.

A reunião foi conduzida pelo secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, e contou com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Corpo de Bombeiros do Amazonas, Casa Militar, Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), Defesa Civil, Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Polícia Militar (PM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Saúde de (Semsa – Parintins), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), Amazonas Energia e Secretarias de Estado de Saúde (Susam), dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Seped) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Foram abordados pontos como atenção na abertura dos portões – que acontecerá todos os dias, às 15h, para acesso às Galeras –, entrada de crianças e adolescentes e ações dos órgãos no perímetro de segurança do Bumbódromo.

“Nós realizamos muitas reuniões nos últimos meses, para que todos estejam alinhados em sua atuação no Festival Folclórico de Parintins, que é grandioso. A Secretaria de Estado de Cultura agradece a todos os envolvidos na realização do evento pela parceria, e esses momentos de ajustes são muito importantes para a organização”, observou o secretário Marcos Apolo, acrescentando que esses encontros serão repetidos no sábado e domingo, para avaliação da noite anterior.

A apresentação dos bois começa às 20h, e cada bumbá terá até 2h30 para evoluir. Nesta sexta-feira (28/06) e no domingo (30/06), a abertura da noite fica por conta do Boi Garantido, defendendo o tema “Nós, O Povo”. No sábado (29/06), o primeiro a se apresentar na Arena é o Boi Caprichoso, com o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”.

Nos três dias, a entrada das Galeras será liberada às 15h, e os portões serão abertos para o público em geral às 18h. Por determinação do Juizado da Infância e da Juventude de Parintins, está proibida a entrada de crianças menores de 10 anos de idade nas Galeras, ainda que acompanhadas dos pais ou responsáveis. Todos devem apresentar documento de identificação para ingressar no local.

Também se recomenda evitar ingressar com crianças menores de 5 anos nas áreas destinadas às arquibancadas, cadeiras e camarotes. As decisões estão fundamentadas nos Artigos 146 e 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069, de 13 de junho de 1990.

Você pode gostar