CULTURADOAM

Pesquisar

Secom realiza série de lives em homenagem a profissionais da saúde

Fotos: Michael Dantas

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), tem promovido uma série de lives em parceria com a TV Encontro das Águas e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As transmissões ao vivo fazem parte do projeto “A Arte Agradece a Vida”, que está acontecendo às quintas e aos sábados, durante todo o mês de agosto, às 20h, no Teatro Amazonas. A iniciativa tem por finalidade homenagear os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente, no combate à pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, serão realizadas oito lives com transmissão pelo Instagram e Facebook do Governo do Amazonas, pelo Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV aberta, por meio do canal 2.1 da TV Encontro das Águas. De acordo com a coordenadora de broadcasting da Secom, Judite Araújo, as transmissões ao vivo do projeto vêm ressignificando a comunicação do Governo com a população.

“As transmissões ao vivo do projeto ‘A Arte Agradece a Vida’ são muito mais que uma homenagem aos profissionais da saúde, são uma nova forma de ressignificar a comunicação do Governo com a população de modo geral que, desde janeiro de 2019, vem tornando mais transparentes, acessíveis e interativas as suas ações. Além da transparência, os vídeos ao vivo garantem um melhor relacionamento com o cidadão, pois eles podem interagir em tempo real”, analisa.

O projeto teve início no último dia cinco de agosto e deve se estender até o dia 31 deste mês. Até o momento, os números têm evidenciado uma boa receptividade do público. Somente nos três primeiros espetáculos, foram 44,5 mil pessoas alcançadas, mais de 5,5 mil interações como curtidas, comentários, cliques e compartilhamento, cerca de 13.500 visualizações nos vídeos da transmissão e uma média de 600 espectadores acompanhando as apresentações durante a transmissão ao vivo.

Parceria – O bom desempenho das transmissões é resultado da união entre a Secom, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) e a TV Encontro das Águas. Para Oswaldo Lopes, presidente da TV Encontro das Águas, o trabalho colaborativo é importante para dar o reconhecimento ao papel dos profissionais de saúde do Amazonas no combate à pandemia.

“Quando a Secom, juntamente com a abertura da Secretaria de Cultura e Economia (Criativa), nos convidou para que fizéssemos esse espetáculo duas vezes por semana, durante trinta dias, de pronto fomos lá, colocamos nossas lentes, nossos equipamentos e está tendo uma repercussão muito positiva, a gratidão por parte desses trabalhadores. É uma homenagem, ela pode parecer singela, mas ela tem um fundo muito forte do lado emocional e do reconhecimento desses heróis que salvaram muitas vidas no ano de 2020, aqui no estado”, diz.

Inclusão – As apresentações contam com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tanto para o público que assiste no Teatro Amazonas quanto por meio da live. A língua de modalidade gestual-visual, com comunicação por meio de gestos, expressões faciais e corporais, foi incorporada em todas as transmissões realizadas pela Secom. 

“O nosso objetivo é ampliar a transparência e comunicar as ações do Governo a todos os cidadãos do Amazonas, por isso buscamos investir cada vez mais em tecnologias e ferramentas de inclusão social”, destacou o secretário de Estado de Comunicação, Rodrigo Araújo.

O titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância da integração entre os órgãos do Estado para ampliar o alcance e o acesso da população aos espetáculos.

“Estamos em um diálogo próximo, direto e constante com todos os órgãos. Isso é importante nesta fase para que possamos apresentar nossos espetáculos com os novos protocolos de segurança”, comenta o secretário. “Também ampliamos o alcance da homenagem aos profissionais da saúde, nosso agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais que contribuíram para que o Estado se encontre neste momento de flexibilização”.

Você pode gostar