CULTURADOAM

Pesquisar

Secretaria de Cultura divulga programação especial de férias

Foto: Michael Dantas/SEC

Entre os dias 9 e 31 de julho, os espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) estarão com a programação especial “Tô de férias na cultura”, que tem como objetivo oferecer diversas atividades culturais, artísticas, de lazer, esporte, brincadeiras e muito mais. Toda a programação será gratuita.  

Fazem parte do projeto os Centros Culturais Palácio da Justiça, Palácio Rio Negro, Povos da Amazônia e Usina Chaminé; os parques Jefferson Péres e Rio Negro; o Palacete Provincial, a Galeria do Largo, a Biblioteca Pública do Amazonas, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, a Casa das Artes, o Largo de São Sebastião e o Teatro Amazonas.

Os destaques do “Tô de férias na cultura” são a terceira edição da Colônia de Férias, que acontecerá nos dias 16, 18, 23 e 25 no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com diversas atividades pra as crianças; e a Caminhada Cultural que será realizada em três momentos (dias 13, 20 e 28), convidando o público a fazer um roteiro com paradas para conhecer os espaços culturais.  

As inscrições para a Colônia de Férias já estão abertas e podem ser realizadas neste link https://forms.gle/YmJkLPCcEYRGBQ7b8.

Confira o que vai acontecer em cada espaço!

Centro Cultural Palácio Rio Negro – A abertura oficial acontecerá nesta terça-feira (9/7), às 9h30, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro). O evento contará com a participação do Coral Madrigal Melhor Idade do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e com diversas atividades como contação de histórias, oficinas de reciclagem, brincadeiras tradicionais e exibição de filmes infantis. A Programação do CCPRN se repetirá no dia 11, no mesmo horário.   

Centro Cultural Usina Chaminé – Visitação ao espaço, brincadeiras tradicionais, exibição de animações e oficina de criação com material reciclado fazem parte da programação que será oferecida na Usina Chaminé (avenida Manaus Moderna, s/nº, Centro) nos dias 15, 17 e 19 de julho.

Centro Cultural Palácio da Justiça – As atividades no Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) serão realizadas nos dias 10, 12, 17, 18, 24, 26 e 31. Haverá exibição de filmes, concerto do violinista Vitor Camilo e apresentações de dança, além da visita guiada pelo prédio histórico.

Centro Cultural dos Povos da Amazônia – O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (avenida Silves, 2222, Crespo – antiga Bola da Suframa) receberá, no dia 28, das 7h às 14h, a 33ª edição da Feira de Troca de Livros e Gibis. Será a primeira vez que o evento acontecerá fora da Biblioteca Pública. O CCPA também sediará a colônia de férias da SEC e uma das edições da Caminhada da Cultura. 

Palacete Provincial – No Palacete Provincial (praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro), que abriga cinco museus, haverá palestra sobre empreendedorismo, sustentabilidade e arte, no dia 10, às 9h, no Museu da Imagem e do Som do Amazonas; oficina de marmorização nos dias 16 e 17; e a Feira de Disco de Vinil, no dia 26. Também está no roteiro da caminhada do dia 20.  

Museu Casa Eduardo Ribeiro – O espaço será um dos pontos de parada da caminhada do dia 13. Já no dia 24, às 9h, o Museu Casa Eduardo Ribeiro (rua José Clemente, 322, Centro) vai realizar uma “Leitura dramatizada” visando a interpretação, compreensão textual e de personagens.

Biblioteca Pública do Amazonas – Mostra de Cinema Brasileiro, exposição de HQs e visita monitorada estão na programação de férias na Biblioteca Pública (rua Barroso, 57, Centro). As atividades especiais acontecerão nos dias 13, 15, 20 e 27.

Largo de São Sebastião – Além de ser ponto de partida das caminhadas dos dias 13 e 20, o Largo receberá programação especial nos domingos 14 e 21, das 16h às 20h, com apresentação de artistas circenses, DJ e grupos musicais dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Teatro Amazonas – No dia 21, domingo, a Orquestra de Câmara do Amazonas, sob regência do maestro Marcelo de Jesus, fará um Concerto Didático, que apresentará repertório erudito de uma forma mais descontraída. Às 11h, com entrada franca. O Teatro também é um dos pontos de parada da caminhada cultural.

Parques – Os parques Jefferson Péres (avenida Lorenço da Silva Braga, 1.507, Centro) e Rio Negro (rua Beira Mar, 121, São Raimundo) terão atividades de férias nos sábados 20 e 27, respectivamente. Das 16h às 20h, haverá Biblioteca Volante, aulão de dança, apresentação de DJ, artistas circenses, oficinas, exibição de filmes, entre muitas outras atividades. 

Casa das Artes – Uma visita à Casa das Artes (rua José Clemente, 564, Centro) também faz parte das ações. No espaço é possível conferir as exposições “Estúdiópera”, do acervo de fotografias do Teatro Amazonas; “Cine Real”, com vídeos e fotografias sobre conflitos na Amazônia; “Cosmogenta”, com pinturas do artista Eugenio Magenta; e “Deriva – Ambiente surreal”, com pinturas do artista Cássio José da Silva. O horário de visitação do espaço é de terça a domingo, das 15h às 21h.

Galeria do Largo – Já na Galeria do Largo (rua Costa Azevedo, 290, Centro) estão em exposição “Conterrâneo”, do Coletivo Curumiz; “Raiz”, do grafiteiro Raiz; “Espaço Mediações”, com os artistas Bruna Mazzotti, Francisco Ricardo, Rafael César e Felipe Fernandes, além da atração fixa “Cidade de Santa Anita”, maquete do historiador Mario Ypiranga Monteiro. No dia 14, das 17h às 19h, haverá uma oficina de Lambe com o artista Francisco Ricardo. O horário de visitação do espaço é de terça a domingo, das 15h às 21h.

Você pode gostar