CULTURADOAM

Pesquisar

Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança novo portal

Plataforma digital recebe layout mais moderno e seções que facilitam acesso a eventos culturais, aproximando a pasta do público e da classe artística

FOTOS: Amanda Brasil/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Mais informativo, dinâmico e factual. O portal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (www.cultura.am.gov.br) ganha novo layout, conteúdo intuitivo com links, agenda cultural reformulada e matérias jornalísticas atualizadas diariamente. A plataforma, lançada nesta quarta-feira (09/11), reafirma a sua relevância e compromisso com a promoção de eventos culturais nos 52 espaços coordenados pela pasta.

Reestruturado ao longo de 90 dias, entre o trabalho de direção criativa e programação, o novo portal traz diferenciais perceptíveis logo na apresentação, que contempla o Teatro Amazonas, o Largo de São Sebastião, além de praças, palácios e museus inseridos no circuito cultural da cidade. Um verdadeiro cartão-postal aos olhos dos visitantes.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância da construção de um portal que corresponda à realidade cultural do Amazonas.

“É imprescindível que o amazonense tenha acesso facilitado às manifestações culturais, sinta-se parte e se identifique com cada espaço. Para o turista, de qualquer lugar do mundo, o acesso à ferramenta irá permitir que ele conheça as nossas riquezas culturais, museus, palácios e a pluralidade artística do estado”, afirma.

A plataforma digital se configura como uma das mais acessadas pelo público. Segundo o relatório da Tecnologia da Informação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, de janeiro a junho deste ano, foram mais de meio milhão de visualizações, cada uma com duração média de 5 minutos. Neste mesmo período, o portal ganhou mais de 142 mil novos usuários.

Reestruturação
A construção do portal é resultado de um trabalho operacionalizado por toda a equipe de Comunicação e Marketing da Secretaria de Cultura. A estruturação e a programação são assinadas pela Assessoria de Inovação, Tecnologia e Audição, com apoio de imagens do Núcleo Audiovisual.

Um dos pontos de atenção do novo portal é a agenda de programação, que filtra os eventos por data ou por espaços culturais. A barra de navegação contempla ainda mais cinco seções: exposições, espaços culturais da capital e do interior, Corpos Artísticos da secretaria, editais vigentes, área dedicada ao Cadastro Estadual de Cultura e ao Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro.

O coordenador de Comunicação e Marketing da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Thiago Hermido, ressalta que a plataforma visa facilitar o acesso à informação não apenas do público em geral, como também da classe artística, que tem disponível a seção do Cadastro Estadual de Cultura, com informações sobre a inscrições em editais, chamadas públicas e instrumentos convocatórios.

“Além das seções que facilitam a experiência de navegação do público, na versão mobile e desktop, o portal contempla as principais atualizações do circuito cultural e artístico no Amazonas, dando um leque de possibilidades com uma programação completa e diversificada”, aponta Thiago Hermido.

A estética foi valorizada no novo projeto. “A pesquisa de produto contou com sites nacionais, que são referência quando o assunto é cultura. Nosso principal objetivo era trazer um portal para o usuário, para o turista. Para que todos fiquem com vontade de conhecer nossos eventos e espaços culturais. Com informações rápidas e intuitivas, dando destaque à estética”, destaca Claude Santos, designer do Portal.

Você pode gostar