CULTURADOAM

Pesquisar

Secretaria de Cultura entrega Auxílio Estadual para classe artística em Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Urucurituba

A Casa da Cultura foi a sede para receber mais de 30 artistas em Itacoatiara. Fotos: Michael Dantas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, chega a mais três municípios do interior para entrega de cartões do Auxílio Estadual para a classe artística. Nesta terça (20/07) e quarta-feira (21/07), uma equipe da pasta esteve em Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Urucurituba.

O benefício, no valor de R$ 600, pago em três parcelas de R$ 200 mensais, vai contemplar mais de 600 profissionais da cadeia produtiva da cultura e economia criativa aptos a receber o recurso.

Segundo a gerente de interior, Tina Vasconcelos, as equipes da Cultura e Economia Criativa vão cumprir um cronograma de entrega em 38 cidades.

“Já passamos também por Manacapuru e Manaquiri, e ainda temos uma programação até agosto, para chegar em artistas que foram contemplados”, afirma a coordenadora. “Iremos até os municípios que tenham até um contemplado, para que o auxílio chegue o mais rápido possível nas mãos dos fazedores de cultura, para amenizar os impactos no setor cultural”.

Em Rio Preto da Eva, a entrega aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista. Para o cantor Leo Limma, o auxílio representa uma ajuda importante, já que ele ficou totalmente parado desde o início da pandemia.

“A ajuda veio em boa hora. Ficamos muito tempo parados e estamos voltando aos poucos com os trabalhos, portanto o auxílio é muito importante neste momento de retomada”, comenta o artista, que mora com a esposa e a cunhada. “Para quem vive da noite foi um período difícil”.

Itacoatiara – A Casa da Cultura foi a sede para receber mais de 30 artistas em Itacoatiara. O músico Alex Nogueira conta que, devido às dificuldades financeiras ocasionadas pela pandemia, precisou vender o instrumento de trabalho.

“As coisas ficaram muito difíceis, e eu só tenho a agradecer a vinda desse cartão, porque significa muito para nós. Não sabemos o período que tudo vai voltar ao normal, eu tive que vender meu teclado, mas a ajuda chegou no momento certo”, afirma o artista.

A presidente da Liga de Carnaval de Itacoatiara, vice-presidente da Liga de Folclore e representante do SOS Trabalhadores de Eventos e Cultura de Itacoatiara, Marly Nogueira, reforça que muitos artistas tiveram que se desfazer de instrumentos para ajudar em casa.

“Os trabalhadores da cultura foram os mais atingidos, passamos necessidades, mas, com esse auxílio, vai ajudar principalmente na alimentação das famílias”, destaca.

Urucurituba – No município, onde a maioria dos contemplados atua como artesãos e artistas plásticos, a entrega aconteceu na Secretaria de Juventude, Cultura e Cidadania de Urucurituba (Sejuc).

A artesã Marly Libório adiantou que, com o auxílio, vai comprar material para produção de artesanato. Ela conta que voltou a trabalhar em março deste ano.

“Não tínhamos como trabalhar e expor nossos produtos, porque não tinha recursos para comprar material. Essa ajuda é de extrema grandeza para que possamos recomeçar”, afirma a artista.

No sábado (24/07), a entrega vai ser realizada no município de Caapiranga.

Você pode gostar