CULTURADOAM

Pesquisar

Secretaria de Cultura lança evento natalino no Palacete Provincial, com foco no empreendedorismo feminino

Programação conta com a última edição do ano da “ExpoMulher”, apresentações musicais e filmes natalinos

O empreendedorismo feminino é destaque na programação especial de Natal do Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro, de quarta-feira a sábado (14 a 17/12). A atividade gratuita conta com música, exposições da economia criativa na “ExpoMulher” e filmes natalinos, além da programação dos museus instalados no local. A ação é realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e integra entretenimento gratuito com a geração de renda para 40 empreendedoras da economia criativa.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, a ação com foco na economia criativa está entre os objetivos da programação do “Mundo Encantado do Natal”, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da secretaria e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

“Estamos espalhando as atividades natalinas pelos espaços culturais do estado e continuamos incentivando a economia criativa, que tem sido um dos geradores de emprego e renda de muitas pessoas, principalmente das mulheres”, avalia o secretário.

Na abertura das atividades, nesta quarta-feira (14/12), a partir das 16h, o Palacete Provincial recebe o talento da Banda do Comando do 9º Distrito Naval e do maestro Marcelo Vieira.

Já na quinta-feira (15/12), a partir das 9h, iniciam as exposições empreendedoras da sétima edição da “Expomulher”, com vendas de artesanatos, costura criativa, vela, produtos naturais, biojoias, bijuterias e brechós.

Empreendedorismo
A gerente de Museus da Secretaria de Cultura, Márcia Fernandes, ressalta que o período natalino funciona como um 13º salário das empreendedoras da “Expomulher”.

“A exposição acontece sazonalmente e gera um consumo maior das produções dessas vendedoras. Por ter essa variedade de conteúdo no museu, os visitantes podem ter essa liberdade de consumir mais e ainda aproveitar para conhecer o ambiente histórico”, afirma Márcia.

Para a empreendedora, Glicia Penalber, a sétima edição do “Expomulher” impulsiona as vendas e proporciona maior contato com os clientes.

“Divulgar o empreendedorismo feminino agrega muito valor aos nossos produtos, e na ‘Expomulher’ temos a oportunidade de encontrar os clientes e ter um ‘feedback’ mais rápido. Isso porque a maioria das vendas ocorrem virtualmente, e essa é uma oportunidade de divulgar nossos trabalhos e atrair mais público de forma presencial”, explica Glicia.

Além das vendas, o ambiente cultural recebe, na sexta-feira (16/12), a apresentação da Orquestra Quinteto Sonata, às 16h.

Durante o último dia de programação, no sábado (17/12), a animação preenche o ambiente cultural com a Trupe Animada e Natalina, que acompanhará os visitantes no espaço. Outra diversão do evento são as sessões de filmes natalinos, em dois horários: às 9h30 e 14h30.

Ainda no sábado, a partir das 14h, a apresentação musical de voz e violão do cantor Alex Alencar marca o encerramento da “Expomulher”.

FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar