CULTURADOAM

Pesquisar

Secretaria de Cultura leva alegria à avenida Djalma Batista, com o Pit Stop de abertura do 3° Festival de Circo do Amazonas

As programações circenses terão abertura oficial neste domingo (26/03)

Circo é alegria, diversão, encantamento e emoção. Com essas definições postas em prática, os artistas circenses levaram suas apresentações de malabares, palhaços, perna de pau e fanfarra à avenida Djalma Batista, na sexta-feira (24/03), às 17h, e conquistaram o sorriso do público na rua.

O Pit Stop realizado em uma das principais vias da cidade convidou o público a prestigiar o 3° Festival de Circo do Amazonas, que terá abertura oficial neste neste domingo (26/03), às 17h, com o espetáculo gratuito “A excêntrica família de Clowns” de Hely Pinto, no Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes s/n, bairro Centro.

O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e tem por objetivo levar a arte circense a todos os lugares, além de valorizar os artistas da categoria. De acordo com o gerente de eventos da Secretaria de Cultura, Denis Carvalho, o Pit Stop é só o começo de uma programação diversa do festival.

“O Governo lançou essa programação completa, que vai se estender até o dia 2 de abril e, temos esse papel importante de levar a arte circense para as pessoas”, conta. “Também aproveito para convidar a todos a prestigiarem as próximas apresentações, que são totalmente gratuitas e divertidas. Vem pro circo”, diz o gerente de eventos.

Alegria

Para o artista Cleciano Cardoso, diretor da empresa Cle Cle Eventos, estar nas ruas com a população é um trabalho gratificante, por proporcionar a oportunidade de levar um pouco de alegria à rotina das pessoas.

“Nos dedicamos para alcançar a todos por meio da arte. Levamos a alegria à rotina das pessoas que, muitas vezes, pode estar sendo exaustiva e até triste. Fazer as pessoas sorrirem enquanto caminham ou param no trânsito é uma sensação de dever cumprido e, convidar a população para prestigiar nosso trabalho, é valorizar essa arte que se preocupa com a felicidade de cada espectador. Fazer o outro sorrir é uma tarefa incrível”, conta o artista.

Além do espetáculo de abertura, a programação vai até o dia 2 de abril, se estendendo ao Circo Kroner, montado no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, no bairro de Flores. De segunda a sexta-feira (27 a 31/03), das 9h às 11h, alunos da rede pública de ensino terão a oportunidade de prestigiar atrações promovidas pela Associação dos Artistas Circenses do Amazonas, que serão levadas ao picadeiro do circo em turnê em Manaus.
Durante a semana, os artistas circenses locais vão levar animação, encantamento e magia aos hospitais, instituições filantrópicas, comunidades da área urbana e à Vila do Engenho, Novo Remanso e Lindóia, ambos em município de Itacoatiara (distante 250 quilômetros de Manaus).

A capacitação de artistas circenses também faz parte da programação do festival, que irá oportunizar oficinas gratuitas de malabares, acrobacia aérea, palhaçaria, pirofagia e de preparo físico para o circo. As atividades serão realizadas no Centro Cultural Barravento, na rua Jonathas Pedrosa, na Praça 14. As inscrições no link (https://forms.gle/YmbqXJqb2VpRDqo98)

Na sexta-feira (31/03), sábado e domingo (1° e 02/04), a partir das 17h, a programação segue para o Parque Rio Negro, na rua Beira Mar, no bairro do São Raimundo. O local irá receber atrações circenses e espetáculos abertos ao público.

O Teatro Amazonas entra na programação do festival, no domingo (02/04), às 11h, com a apresentação do espetáculo “Sarau do Feupuudo”. Entrada gratuita.

Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar