CULTURADOAM

Pesquisar

Secretaria de Cultura reúne setor de Carnaval, Folclore e Cultura popular para implementação da Lei Paulo Gustavo

A reunião setorial aconteceu na tarde desta terça-feira (18/04), no Cineteatro Guarany

“Essa lei fortalece o nosso trabalho e esforços em gerar entretenimento, emprego e renda na sociedade”, diz Lucas Dourado, representante de uma quadrilha junina. A reunião setorial com líderes e participantes do Carnaval, Folclore e Cultura Popular amazonense aconteceu nesta terça-feira (18/04), a partir das 14h, no Cineteatro Guarany.

As reuniões estão sendo realizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), com objetivo cumprir as exigências do Ministério da Cultura (MinC). De acordo com a assessora jurídica da Secretaria, Anne Paiva, além do cumprimento da exigência da lei, as reuniões visam a esclarecer dúvidas entre os participantes.

“Hoje estamos em reunião com o segmento do folclore, cultura popular e carnaval para debater a melhor forma de contemplar e atender os requisitos exigidos na lei. Aproveitamos as reuniões para debater, tirar dúvidas de uma forma ampla para ajudar a todos na preparação de editais e conseguir maior entendimento da aplicação da lei”, informa.

Para o diretor da GRES Império do Mauá, Aldenor Maciel, a lei possibilitará a execução de projetos, além de desenvolver a economia dentro das comunidades periféricas.

“Estamos trabalhando no carnaval há muitos anos. Essa lei é importantíssima para o carnaval e para a periferia, pois conseguiremos chegar nas pessoas mais pobres. Será essencial para os nossos projetos e para a comunidade, por isso agradecemos muito ao Governo Federal, ao Governo do Amazonas e por chegar nas comunidades para gerar emprego e renda”, conta

O folclore também marcou presença na reunião. O representante da quadrilha junina Estrela do Sertão, Lucas Dourado, destaca a necessidade do investimento para realizar apresentações, gerar empregos na economia criativa e entretenimento gratuito.

“Temos dificuldade de manter nosso trabalho na sociedade e por isso essa lei é tão importante. Com esse investimento conseguiremos movimentar economia, pois contratamos costureiras, motoristas, fechamos veículos para locomoção e tantos outros empregos gerados. Isso tudo é um retorno cultural para a sociedade, que recebe nossas apresentações e vive o folclore”, diz Lucas.

Reunião quinta-feira (20/04)
A próxima reunião está marcada para quinta-feira (20/04), das 14h às 17h, com representatividade em debates sobre o povo negro, para incluir na aplicação da lei povos negros, quilombolas e suas expressões culturais. A reunião será no Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete Setembro, Centro.

Mais informações sobre as reuniões setoriais podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).

FOTOS: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar