CULTURADOAM

Pesquisar

Secretário especial de Cultura vem a Manaus assinar acordo de cooperação entre governo brasileiro e OLA

Secretário especial da Cultura, Henrique Pires. Foto:Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

O secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires, estará em Manaus neste domingo (26/05), para participar de dois eventos do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO). Das 9h às 13h, ele apresenta palestra no encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, no Centro Cultural Palácio da Justiça; às 18h, no Salão Nobre do Teatro Amazonas, com a presença do secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, ele assina acordo de colaboração entre o governo brasileiro e a Ópera Latinoamérica (OLA).

A OLA é a entidade que reúne os teatros de ópera iberoamericanos. O acordo coloca o Brasil entre os países parceiros em coproduções e intercâmbio de montagens. Logo após a assinatura, no Teatro Amazonas, tem a estreia da ópera “Alma”, do maestro e compositor amazonense Claudio Santoro, o grande homenageado do 22º FAO.

O encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, que acontece pela parte da manhã, tem o objetivo de mostrar, por meio das apresentações dos palestrantes, o quanto o segmento é importante, não somente na perspectiva cultural, mas também como atividade econômica em potencial.

Além de Henrique Pires e Marcos Apolo, o encontro terá a participação da diretora executiva do FAO, Flávia Furtado; do maestro e diretor artístico do FAO, Luiz Fernando Malheiro; da diretora administrativa da OLA, Paulina Ricciardi; da chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Solidariedade e Criatividade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-Chile), Trinidad Zaldivar; do presidente da Academia Brasileira de Música, João Guilherme Ripper; e do diretor executivo da Ópera da Colômbia – Fundação Camarin del Carmen, René Coronado.

Para o secretário Marcos Apolo, o encontro fortalece o segmento e permite uma maior abertura ao mercado internacional. “O Amazonas é hoje o único polo de ópera constante do Brasil, ativo há mais de duas décadas. Isso, por si só, já é um case de sucesso. É uma produção que movimenta não só a cultura, mas a economia por trás dos bastidores”, destaca.

“Com esse encontro vamos dar um passo à frente para a consolidação do FAO como referência em economia criativa, além de trocar experiência com o mercado internacional, alinhar intercâmbios de cooperação técnica, com intuito de aumentar a circulação e diminuir custos”, pontua.

De acordo com Flávia Furtado, o encontro é essencial num momento em que a ópera é uma indústria em ascensão na América Latina e no mundo. “Acompanho esse mercado internacional há quase 20 anos e o que eu vejo é que houve uma grande renovação entre diretores de casas de ópera e a introdução de novos mercados. A China, por exemplo, é um país que está investindo pesado na indústria da ópera”, observa.

“Há um interesse internacional grande pela América Latina, que está aparecendo como um potencial mercado a ser desenvolvido, e Manaus se coloca como protagonista dentro desse panorama”, complementa ela.

Programação – Com extensa programação, o encontro apresentará um ciclo de palestras com a finalidade de trocar experiências positivas, identificar as potencialidades e discutir possíveis metas para superar os desafios. Marcos Apolo falará sobre “As 22 edições do Festival Amazonas de Ópera, sua história e seu legado para Manaus”. A diretora da OLA mostrará “A experiência do ‘Escena Marketplace’ como uma grande câmara de comércio para produtores de ópera”.

Trinidad Zaldivar abordará o tema “Economia da Cultura dentro do desenvolvimento sustentável no mundo e a experiência do Teatro Del Lago, no Chile”. René Coronado apresentará “A economia laranja na Colômbia e o investimento do Ministério da Cultura na Central Técnica de Produção do teatro Ópera da Colômbia”. João Guilherme Ripper abordará a temática “Produção, circulação e intercâmbio de montagens – como amortizar custos”. Flávia Furtado apresentará “Aspectos econômicos do FAO e a cadeia produtiva da ópera”.

Acordo de colaboração – No Salão Nobre do Teatro Amazonas, às 18h, o secretário especial de Cultura, Henrique Pires, assina acordo de colaboração com a OLA. O protocolo é um documento em que o governo brasileiro reconhece o gênero da ópera como segmento relevante para a cultura. Além disso, se dispõe a colaborar na convergência de esforços para o fomento e intercâmbio de montagens de ópera na região latino-americana.

O documento prevê o desenvolvimento de ações conjuntas, para aumentar a rede de teatros brasileiros associados à OLA e para que se busquem formas de financiamento, fomento e intercâmbio nacional e internacional de óperas.

Sobre o Festival Amazonas de Ópera – O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. A abertura foi no dia 26 de abril e o evento segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Em 2019, o FAO celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o projeto “Ópera Mirim”; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”; e Mulheres da Ópera.

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Fazem parte do calendário 2019 atrações como o musical “O Fantasma da Ópera” e o Natal do Bradesco, em Curitiba.

Você pode gostar