Semana do Livro e da Biblioteca reforça importância dos espaços de conhecimento e cultura para a comunidade

Público contará com atividades gratuitas que incentivam a leitura e o acesso ao livro. Acompanhe a programação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, convida o público a participar de mais uma edição da Semana do Livro e da Biblioteca, que inicia nesta quarta-feira (16/10) e se estende até o dia 23 de outubro. A programação traz horários variados em diferentes bibliotecas estaduais mantidas pelo estado.

O objetivo é promover a importância da leitura, da literatura e das bibliotecas como espaços de conhecimento e cultura. Nesta edição, a programação inclui a Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Genesino Braga, Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Biblioteca Thália Phedra Borges dos Santos, tendo o encerramento no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Como forma de destacar e resgatar o valor desses ambientes literários para a formação social e intelectual da comunidade.

A ideia é mostrar desde o livro físico até o digital, abordar sobre formas de preservação, fazer homenagens a escritores, promover trocas de livros e compartilhar histórias.

Para o bibliotecário, David Carvalho, o evento é de extrema relevância. “Tudo foi pensado para que as pessoas possam explorar esses espaços, conhecer os acervos disponíveis e ter a oportunidade de descobrir o trabalho de escritores de várias regiões”, conta David, que integra a equipe da Biblioteca Pública do Amazonas.

O propósito, detalhou David, é promover o conhecimento e valorizar os livros e as bibliotecas como peças-chave na formação de cada pessoa. A programação cria um espaço para leitores, escritores e profissionais trocarem ideias, fortalecendo a conexão da comunidade com o mundo dos livros e das bibliotecas”, enfatiza David, responsável pelas atividades culturais.

Confira a programação:

De quarta-feira (16/10) até 31 de outubro, sempre de 9h às 15h, a Biblioteca Pública do Amazonas, rua Barroso, 57, Centro, estará com uma Mostra Bibliográfica em exibição, intitulada “Manaus: Patrimônio e Memória da Belle Époque”, em comemoração aos 344 anos da cidade de Manaus. A mostra conta com acervos de livros e jornais da Biblioteca Pública do Amazonas, que retratam os prédios históricos que marcaram o desenvolvimento arquitetônico e cultural da cidade.

Quinta e sexta-feira (17 e 18/10), de 9h às 15h, a Biblioteca Genesino Braga, avenida Autaz Mirim, 9018, Novo Aleixo, no Centro Cultural Thiago de Mello, receberá a Mostra Bibliográfica “Márcio Souza”, em homenagem ao renomado escritor e intelectual amazonense. Serão apresentados livros que marcam sua trajetória como romancista e cronista, enfatizando sua contribuição para a cultura e identidade amazônica.

Sexta-feira (18/10), às 9h, a programação se estende à Sala de Leitura do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio. A ocasião oferece uma “Prosa com Sabor”, um encontro que busca proporcionar aos participantes a oportunidade de compartilhar suas impressões sobre obras literárias enquanto desfrutam de uma experiência sensorial complementar, com lanches temáticos que enriquecem o clima de descontração e criatividade.

Sábado (19/10), de 9h às 13h, a Biblioteca Pública abre as portas para uma visita especial, denominada “Bibliotour: conheça a Biblioteca”. Nesta atividade, a visitação se estende aos acervos e instalações e o público terá a oportunidade de conhecer a rica história do espaço, um dos mais importantes centros culturais e informacionais da região. Ainda na biblioteca, às 15h, acontece um “Bate-Papo de Quadrinhos”, com Evaldo Vasconcelos.

Domingo (20/10), de 9h às 13h, ocorre a 50° edição especial da “Troca de Livros e Gibis”, também na Biblioteca Pública. Esse projeto, que há anos tem incentivado a circulação de conhecimento, promovendo a troca de obras literárias entre leitores de todas as idades, alcança esse número significativo, reforçando seu papel fundamental na formação de leitores e na democratização do acesso à literatura.

Segunda e terça-feira (21 e 22/10), de 9h às 15h, a Biblioteca Thália Phedra Borges dos Santos, no Palácio Rio Branco, Sete de Setembro, s/nº, Praça D. Pedro II, será o cenário ideal para a exibição da Mostra Bibliográfica “Márcio Souza”. É uma homenagem ao renomado escritor e intelectual amazonense com suas obras de pesquisa e estudos sobre a Amazônia.

Quarta-feira (23/10), de 9h às 12h, o encerramento das atividades acontece no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, avenida Silves, 2222, Distrito Industrial, no espaço “Memorial Samuel Benchimol” durante um Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital. A ação científico-cultural busca promover debates sobre o cenário atual e as perspectivas dos profissionais da informação em relação à preservação documental digital do Amazonas.

Fotos: Secretaria de Cultura e Economia Criativa/Arquivo

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450, Amanda Brasil (98553-9027) Omar Gusmão (99127-8080) e Alessandra Mourão (98214-1582). E-mail: imprensa@cultura.am.gov.br