CULTURADOAM

Pesquisar

Série documental resgata memórias dos baluartes do Boi Garantido

O projeto recebeu o Prêmio Amazonas Criativo, e tem o apoio promovido pelo Governo do Estado do Amazonas.

Registrar e difundir por meio da internet as memórias de artistas, mestres e guardiões de saberes e tradições do Boi-Bumbá Garantido é o objetivo da série documental “Memórias do Povo Perreché”, idealizada e produzida pelo jornalista, escritor e membro da Direção Geral do Espetáculo (DGE) do Boi Garantido, Allan Rodrigues.

O projeto ficou em primeiro lugar na categoria patrimônio e memória do Prêmio Amazonas Criativo, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas.

A produção da web série ocorreu em março deste ano, com gravações de entrevistas em Parintins com vários artistas, dirigentes e torcedores emblemáticos do Boi do Povão. “Os dois anos de pandemia me fizeram despertar para essa necessidade de registrar a sabedoria dos pés-no-chão, do povo perreché, que perdeu tantas pessoas e ídolos como Paulinho Faria para a Covid 19. Esse ano, após a entrevista para série, perdemos o grande artista de tuxauas Fernando Sérgio, o Gudu”, conta Allan Rodrigues.

A primeira entrevista publicada é com a filha do criador do Garantido Maria do Carmo Monteverde. A filha de Mestre Lindolfo Monteverde relembra, em um depoimento emocionante, ela fala da infância na Baixa do São José, dos primeiros ensaios no Curral Tradicional, canta a primeira toada de desafio ao contrário feita pelo pai e conta como nasceu o boi vermelho. “A cada entrevista, como a feita com dona Maria, somos transportados aos anos em que as pessoas que faziam o boi eram abnegadas. Deixavam seus afazeres e até gastavam o pouco dinheiro que tinham para ver o Garantido campeão. Todo era feito por amor”, diz Allan Rodrigues.

Ao longo do mês de junto serão disponibilizadas mais entrevistas com pessoas que viveram os primeiros anos da brincadeira, passando pelo início dos festivais e chegando aos anos 2000.

Na lista de entrevistados estão Zezinho Faria, Vandir Santos, Dé Monteverde, Fernando Sérgio (o Gudu), Rob Barbosa, Amarildo Teixeira, Ito Teixeira, Graça Faria, Marcos Moura, Enéas Dias, Antônio Andrade, Jair Mendes, Fred Góes, Telo Pinto, José Walmir e outros que marcaram a história do Boi do Povão.

A série pode ser vista no YouTube Canal Amigos Garantidos (Amigos Garantidos – YouTube).

Você pode gostar