CULTURADOAM

Pesquisar

Série Guaraná apresenta “Missa Solemnis” de Beethoven, no Teatro Amazonas

Considerada a ‘rainha’ das missas na história da música, a obra “Missa Solemnis”, do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), será apresentada pela primeira vez em Manaus, na 16ª edição da Série Guaraná, pela Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas. O concerto acontece nesta quinta-feira (03/10), às 20h, no Teatro Amazonas. A entrada é gratuita mediante a doação de um brinquedo para a campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”.

O concerto contará com a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, além de solistas dos Corpos Artísticos e convidados. Malheiro explica que a obra é uma das mais complexas e belas de Beethoven, exigindo um alto nível técnico para a execução. 

“Na história da música, vários compositores de renome escreveram missas, como Mozart e Bach, mas esta é considerada a rainha de todas elas”, explica o maestro. “Uma obra bastante extensa e muito intensa musicalmente para o quarteto de solistas e para o coral, pois exige alto nível para manter o equilíbrio durante a longa duração da obra”, complementa.

Para o público ouvinte, o maestro ressalta que a obra tem uma beleza impactante, além de abranger todos os movimentos de uma missa, como o Credo, o Sanctus e o Agnus Dei. “É uma obra extremamente bonita e espiritual, e para executá-la acredito que é preciso crer em algo, se não for em alguma convicção religiosa, então pelo menos crer na obra em si”, comenta Malheiro. 

A Filarmônica e o Coral serão acompanhados de dois solistas integrantes dos Corpos Artísticos do Estado – a soprano Dhijana Nobre e o tenor Juremir Vieira – e dois solistas convidados – a mezzo-soprana Luisa Francesconi e o baixo Andrey Mira.

“A Dhijana e o Juremir são extremamente talentosos e fazem parte do nosso Coral do Amazonas. De São Paulo, convidamos a Luisa, uma cantora conhecida nacional e internacionalmente e, de Belém, o Andrey Mira, um jovem também muito talentoso. São solistas extremamente preparados para esta obra”, declara o maestro Malheiro.

O concerto  será reapresentado no próximo domingo (6/10), às 11h, com entrada gratuita.

Serviço: “Missa Solemnis” de Beethoven, com a Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas
Data/hora: Quinta-feira (03/10), às 20h
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, Centro
Entrada: Doação de um brinquedo para a campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”
Classificação: 10 anos

Você pode gostar