CULTURADOAM

Pesquisar

Servidores da rede pública de ensino participam de visita guiada ao Teatro Amazonas

Servidores da Secretaria de Estado de Educação participaram, neste sábado (20/11), de visita guiada ao Teatro Amazonas, localizado no centro da capital. A ação integra a programação do 1º Festival Cultural da Educação. Com duração de 30 minutos, a visitação permite ao público conhecer as curiosidades acerca de um período histórico da economia brasileira, além dos costumes vivenciados pelos barões da época.  

A iniciativa busca valorizar os docentes da rede estadual de ensino e o cenário cultural do Amazonas. Com o projeto, são ofertados ingressos para espetáculos teatrais e de música, visitação a museus e passeios turísticos, dentre outras atividades culturais. 

Professora da Escola Estadual  Libertador Simão Bolivar, Adriana Pesqueira conta como é importante conhecer a história do lugar onde se vive: “Eu acho de extrema importância que a gente possa ter acesso de maneira muito dinâmica à história. Hoje, apesar de já ter vindo ao Teatro Amazonas, é uma data muito especial, pois tenho a oportunidade de realizar a visitação junto ao meu filho e, para crianças, esses momentos são muito marcantes”, explicou.

 O 1º Festival Cultural da Educação, lançado pelo governador Wilson Lima, no dia 5 de novembro, é realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, com apoio da Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa e da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

De acordo com a professora, Francilena Cunha, da Escola Estadual Ayrton Senna, acompanhar pessoalmente a visitação é sempre um momento especial: “Eu adorei percorrer cada espaço aqui do Teatro. Já havia participado outras vezes da visita, mas a sensação é que sempre é a primeira”, explicou Francilena.

Teatro Amazonas – Inaugurado em 1896, no governo de Eduardo Ribeiro, o Teatro Amazonas é um dos mais belos prédios do Amazonas, construído no ápice da grande movimentação artística no final do século XIX. Durante a visita guiada de 30 minutos, o público tem a oportunidade de conhecer o Salão Nobre do Teatro Amazonas, o Salão de Espetáculos e o Salão Verde, intitulado “Sala de Exposição de Música e Dança”, que conta com sapatilhas de grandes nomes do ballet que se apresentaram na Casa, como Marcelo Mourão Gomes, Ana Botafogo, Mikhail Baryshnikov, Ana Laguna e Margot Fonteyn; três instrumentos musicais da casa, como contrabaixo, violino e tímpano; e dois bustos em bronze, de Antônio Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.

Atualmente, o Teatro Amazonas tem capacidade para 701 pessoas. Além do espaço central, existem mais três pavimentos laterais destinados ao público. 

O acervo do espaço tem duas partituras de arranjos compostos pelo maestro Otávio Simões, um rascunho de um arranjo do Hino de Manaus para a Orquestra Amazonas Filarmônica e um arranjo da música “Dó Ré Mi”, do musical “A Noviça Rebelde”, apresentado no espetáculo “Playbill”, com a Orquestra Experimental e Solistas, em julho de 2019. 

O visitante ainda confere uma maquete do Teatro Amazonas feita com blocos de lego, uma escultura de bronze do artista francês Adrien Étienne Gaudez, além da Saleta de Exposição da Cúpula com itens, como vidros coloridos, telhas esmaltadas e vitrificadas e projetos arquitetônicos do Teatro e sua cúpula.

Você pode gostar