CULTURADOAM

Pesquisar

‘Sessão 432Hz’ lança série de live sessions com artistas amazonenses

A dupla Chapéu de Palha. Foto: Juliana Pesqueira/Divulgação

*Com informações da assessoria

Reunindo seis artistas amazonenses de ritmos diferentes, o projeto “Sessão 432Hz”, realizado pela produtora Chá de Papoulas, começa uma série de live sessions nesta sexta-feira, 23/7, a partir das 20h, com transmissão pelo canal do projeto no Youtube, youtube.com/432hz. As sessões musicais serão exibidas mensalmente, e a estreia fica por conta da dupla Chapéu de Palha, como primeiro convidado musical do projeto.

O “Sessão 432Hz” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa,  como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado.

O projeto surgiu a partir de um evento realizado desde 2015 pela Chá de Papoulas com a banda Casa de Caba. O nome é inspirado pela frequência sonora de 432 Hz (hertz), conhecida por ter um efeito relaxante e ser responsável pela imaginação e criatividade. Por conta da pandemia de Covid-19, o projeto foi repensado para um novo formato, composto por pequenos shows gravados no formato de voz e violão e inspirados por outras produções conhecidas, como Sofar Sounds e NPR Tiny Desk Concert.

“Apostamos nas live sessions como uma forma de proporcionar essa experiência para o público sem que haja a necessidade de aglomeração. Nosso conceito-chave é realizar um giro de 360 graus entre os mais variados estilos e ritmos musicais produzidos contemporaneamente na Amazônia e difundir esses trabalhos autorais para o público”, conta a idealizadora do projeto, Anália Nogueira.

As sessões foram gravadas em três dias, ao ar livre e em contato com a natureza, em Novo Airão (AM). Além do grupo Chapéu de Palha, os outros cinco artistas que integram o projeto serão revelados nas redes sociais (@sessao.432 no Instagram) em breve. Em cada apresentação, os artistas apresentam um repertório de cinco faixas, numa duração de 20 a 25 minutos.

“Nesta edição de estreia, produzimos e captamos seis performances musicais, a partir de um mapeamento cultural feito em dezembro de 2020. Optamos por artistas que já tinham algum trabalho consolidado e com lançamentos previstos para 2021”, explica Anália.

Multimídia – Além das live sessions, o projeto multimídia conta ainda com entrevistas com os artistas selecionados, que serão lançadas depois da sessão musical também em formato de podcast. Já o áudio das apresentações foi mixado e masterizado pelo produtor musical Bruno Prestes, e deve ser disponibilizado já na semana seguinte nas plataformas digitais de streaming,como Spotify e Deezer. Todos os artistas selecionados também posaram para ensaios fotográficos exclusivos, pensados para a divulgação do projeto.

O “Sessão 432Hz” contou com a participação de mais de 70 trabalhadores da cultura do Amazonas. Entre alguns dos nomes que integram a produção, estão Anália Nogueira, responsável pela concepção estética, Valentina Ricardo como diretora de fotografia, Matheus Paixão como editor, Renata Frota na produção, Juliana Pesqueira na fotografia e David Martins na edição de fotografia.

As próximas live sessions e conteúdos do projeto serão divulgados em seus canais oficiais, pelo Instagram @sessao.432 e pelo canal no Youtube.

Chapéu de Palha – A dupla musical surgiu em março de 2019, formada por Giovanna Póvoas e Helder Cruz, que começaram publicando gravações amadoras de suas composições. No mesmo ano, o duo lançou seu primeiro EP, “Eu”, com seis faixas de pop e folk suaves e carregadas de sentimento. Entre 2020 e 2021, o grupo lançou os singles novos “Amor eu te dei”, “A última valsa”, “Olho blue” e “Gostasse, mô?”.

Você pode gostar