CULTURADOAM

Pesquisar

Teatro Amazonas passa por serviços de manutenção, conservação e restauro

Serviços foram realizados entre o final de 2023 e durante o mês de janeiro de 2024

Entre o final do mês de dezembro de 2023 e durante o mês de janeiro de 2024, o Teatro Amazonas esteve fechado para passar por diversos serviços de manutenção, conservação e restauro.

Entre os serviços realizados – alguns não eram executados há décadas –, estão a limpeza, recomposição cromática e proteção com verniz dos mascarões e brasão, na sala de espetáculos; limpeza e proteção da madeira das cadeiras da plateia; e a limpeza, douramento e proteção dos sinos, guirlandas, gradis das frisas e barramento em chapa metálica, na sala de espetáculos.

Também na sala de espetáculos foi realizada a limpeza dos lustres e arandelas na área da plateia e o lixamento e proteção de piso com aplicação de verniz. Tudo para que o Teatro Amazonas retomasse as suas atividades em 2024 completamente renovado e nas melhores condições possíveis para receber os espetáculos e o público.

Telhas e cúpula

Os serviços de manutenção e conservação também incluíram realinhamento das telhas da cobertura, inclusive troca de telhas quebradas; revisão e reforço de impermeabilização da subcobertura na área da cúpula; revisão e tratamento da estrutura da cúpula e cobertura; e impermeabilização das calhas.

Os serviços de manutenção também chegaram à área técnica, fundamental para a apresentação de espetáculos de boa qualidade. Foram realizadas melhorias dos sistemas elétricos da área cênica, no setor do palco, com substituição de cabos elétricos, tomadas e quadros elétricos.

A refrigeração do Teatro Amazonas também não ficou de fora dos serviços de manutenção. Foi realizada a recuperação do ar-condicionado Schiller que atende à sala de espetáculos, com manutenção e substituição de compressores.

Também foi efetuada a aquisição e instalação de central de refrigeração na área administrativa e nos camarins, bem como a recuperação do isolamento térmico dos dutos do sistema de ar condicionado da plateia, além da limpeza dos retornos de ar que se encontram sob as cadeiras da plateia.

Em andamento

Ainda em andamento, estão alguns serviços de manutenção, como os da rede elétrica do Teatro Amazonas: revisão na subestação e recuperação e manutenção nos geradores que atendem as instalações de iluminação de emergencial.

Também estão em andamento a instalação de corrimãos nas escadas e a manutenção das instalações de segurança contra incêndio e pânico.
Desde 2019, o governo Wilson Lima vem realizando obras necessárias para a preservação do Teatro Amazonas que, afinal, é o principal monumento cultural arquitetônico do estado e Patrimônio Histórico Nacional desde 1966.

Dentre os serviços que vêm sendo executados desde 2019, está a manutenção preventiva e corretiva com reposição de peças em aparelhos de ar condicionado dos sistemas de refrigeração da plateia, palco, camarins, áreas administrativas e fosso da orquestra.

Também foi realizada a instalação de cortina de ar na área da bilheteria e melhorias quanto à acessibilidade com instalação de elevador e plataformas elevatórias, adequação de banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), instalação de rampas e sinalização.

A construção de cabine para atendimento às pessoas com deficiências visuais e auditivas também está entre as obras realizadas pela atual administração estadual, bem como a implantação de projetos de adequação e modernização dos sistemas de Combate a Incêndio e Pânico, Elétrico e SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Em desenvolvimento

Há também projetos atualmente em desenvolvimento visando à preservação do Teatro Amazonas como, por exemplo, a recuperação e restauração da cúpula e a restauração da pintura do forro do Salão Nobre.

Também estão em fase de desenvolvimento os projetos de restauração do Pano de Boca e Bandô; restauração da Pintura de Domenico de Angelis no Plafond da plateia; iluminação monumental e artística das fachadas, e recuperação das Esquadrias e Pintura Geral Externa.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar