CULTURADOAM

Pesquisar

Teatro Amazonas recebe espetáculos da Mostra de Direitos Humanos LGBTQIA+

O Teatro Amazonas recebe, na próxima quarta-feira (30/09), às 20h, a quarta edição da Mostra de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais e + (Mostra DH LGBTQIA+). O evento gratuito tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e teve as vagas esgotadas por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Segundo o diretor geral e curador da programação, Fran Martins, serão dois espetáculos convidados para abrir a mostra, “Efêmera” da Kanauã Produções e artistas convidados, e “Francine: o sonho de se tornar uma eterna rainha”, do coletivo de Rainhas Juninas da Diversidade do Amazonas.

Espetáculos – “Efêmera” aborda a história de Donna e Palmer. Donna, quase uma senhora, tenta ensinar tudo que aprendeu na vida. Palmer, muito jovem, tem sonhos e esperança de que sua vida possa mudar bastante. O espetáculo nos convida a mergulhar em uma pequena parte desse universo, que é um reflexo da realidade, também lembrado pelo glitter e muito glamour.

Já “Francine” narra a luta e idealização dos sonhos de um homem que ama as festas juninas e deseja dançar nas quadrilhas, porém não se encaixa nem como homem nem como mulher, além de ser desprovido de talento. Como respostas aos seus problemas, ele é visitado por Fadas Madrinhas do São João, que lhe concedem inúmeros presentes, e acaba se transformando na magnífica Rainha da Diversidade Francine.

“A proposta da mostra é colocar a arte como centro das atividades, por meio da sensibilização das pessoas contra os preconceitos e violências que a comunidade LGBTQIA+ vem sofrendo. Além dos trabalhos cênicos, o evento contará com debates sobre suicídio LGBTQIA+, cultura, direitos humanos e políticas sociais. Acontecerá, ainda, uma roda de conversa sobre o processo de criação dos espetáculos convidados e a exibição do filme ‘Alice Júnior’, que estreou esse mês, no Casarão de Ideias”, ressalta Fran Martins.

Evento – A mostra é um projeto de cultura e artes integradas que iniciou em 2015, promovendo a cidadania de LGBTQIA+, por meio de atividades de intervenção, espetáculos, palestras, mesas redondas e debates. Por  meio destas atividades busca-se estimular e sensibilizar a população LGBTQIA+ a reconstruir suas histórias dentro das inúmeras vulnerabilidades sociais, dando ênfase aos direitos humanos garantidos para acolhimento, fortalecimento de vínculos, emancipação, dignidade e cidadania.

Para conferir a programação na íntegra, confira o perfil @mostralgbtqia, no Instagram.

Você pode gostar