Teatro Gebes Medeiros comemora 19 anos com programação especial

Foto: Michael Dantas

Para comemorar 19 anos de atividades, o Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, Ideal Clube) terá uma programação especial na segunda e terça-feira (25 e 26/11), reunindo artistas de diversos segmentos como Rosa Malagueta, Serginho Queiroz, Márcia Siqueira, Michel Guerrero, Zezinho Corrêa e o grupo Os Birutas. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento terá entrada gratuita.

No dia do aniversário, na segunda-feira (25/11), a partir das 18h, Ana Oliveira apresentará trechos do espetáculo “(I) Mundo de Sofia”, que mostra uma faxineira-palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado e que a coloca, muitas vezes, numa situação de invisibilidade.  Na sequência, o cantor Serginho Queiroz fará um pocket show de Música Popular Brasileira.

Dando continuidade à programação, a atriz Rosa Malagueta fará um trecho do espetáculo “Meu nome não é Johnny, é Maria”, no qual a partir do mundo de Maria, personagem central, é possível refletir as inúmeras mulheres, “as Marias do Brasil afora”.

Márcia Siqueira, James Rios, Jefferson Mariano e Hácara Ariela apresentam, na sequência, trecho do show “Afro Brasilis”.

A noite contará, ainda, com o “Lady Parker Show”, de Michel Guerrero; com o pop rock de Luso Neto; trechos do espetáculo “Quem casa, quer casa”, com Ana Cláudia Motta, Gomes de Lima, Magda Loiana e Raphael Frota; “Maroca Pipoca Show”, com Wallace Abreu; e um pocket show de Zezinho Corrêa.

Na ocasião também será feita uma homenagem ao artista Oscarino Varjão, que durante muitos anos foi Mestre de Cerimônia do teatro. A homenagem consistirá na exibição de trechos de um documentário sobre o artista e na participação de Peteleco, boneco que o ventríloquo amazonense eternizou.

Na terça-feira (26/11), o público infantojuvenil está convidado para assistir ao espetáculo “Caça Monstros”, com Os Birutas. Serão duas sessões: às 9h e às 14h. Na comédia, o monstro Abigobaldo busca a degradação do meio ambiente com poluição, espalhando lixo por onde passa.  Porém, o Batalhão Militar convoca os destemidos guerreiros Cocada, Anjinho e seu comandante Palito para uma heroica missão de caça.

Sobre o teatro – Instalado no Ideal Clube, um dos salões mais bem frequentados pela sociedade amazonense no século 20, o Teatro Gebes Medeiros iniciou suas atividades em 25 de novembro de 2000, como espaço cênico de difusão cultural. Seu nome é uma homenagem ao artista alagoano, que se tornou jornalista, advogado, membro da Academia Amazonense de Letras e um dos organizadores do Teatro Escola Amazonense de Amadores.

O edifício, que foi construído entre 1918 e 1921, passou por uma reforma em 2014, para melhor receber espetáculos semanais produzidos por artistas da região – realizados e/ou apoiados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – em linguagens como teatro, cinema, dança, música popular e erudita, e que têm como objetivo a formação de plateias.

Também abrigou os ensaios do Balé Folclórico do Amazonas, companhia que faz parte dos Corpos Artísticos do Estado.

Em 2019, o Teatro recebeu novos reparos, entre eles, troca de piso e aquisição de novos refletores. De fevereiro a outubro deste ano, o Gebes Medeiros realizou 133 atividades, somando um público de mais de quatro mil pessoas.

Serviço: Aniversário do Teatro Gebes Medeiros

Data/hora:  Segunda-feira (25/11), às 18h; e terça-feira (26/11), às 9h e às 14h

Local: Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, Ideal Clube

Entrada: Gratuita