Teatro, música e Boi-Bumbá fazem parte da agenda da SEC para o fim de semana

Amazonas Band apresenta concerto no sábado, às 20h. Foto: Michael Dantas/ SEC

Peça, concerto de jazz, espetáculos de dança e o início dos ensaios dos Bois-Bumbás fazem parte da agenda do fim de semana nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Confira a programação!

Sexta-feira (5/4)

A programação nesta sexta-feira (5/4) inicia com a Tarde Dançante, realizada no Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI, rua Wilkens de Mato, s/nº, bairro Nossa Senhora Aparecida), das 14h às 19h. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral, oferecendo um repertório de bolero.

Ainda na sexta, às 16h e às 20h, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/n°, Centro), a companhia baiana de Bando de Teatro Olodum apresenta “Erê”, com entrada gratuita. Com concepção geral do ator Lázaro Ramos, a peça marcou os 25 anos da companhia denunciando chacinas que tiram vidas de jovens negros em favelas. “Erê” ainda tem sessões no sábado, às 16h e 20h, e no domingo, às 19h. A classificação é livre.

Também às 20h, no Teatro Amazonas, o Corpo de Dança do Amazonas reapresenta o espetáculo “Mata”. De autoria do coreógrafo Clébio Oliveira, a montagem é uma reflexão sobre o sentimento de pertencimento social, que teve como ponto de partida a ideia de ser indígena e a sensação de ser estrangeiro em seu próprio país. A entrada é gratuita e classificação é para 14 anos.

Sábado (6/4)

No Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro), no sábado (6/4), das 9h às 11h, acontece uma oficina gratuita de técnicas de iniciação à pintura, para crianças de 5 a 12 anos. Para participar, basta ir ao local no horário da oficina. A programação ainda inclui uma visita à Pinacoteca do Estado, onde serão apresentadas as obras de artistas regionais.

Às 18h, no Cine Teatro Guarany (avenida Sete de Setembro, anexo do Centro Cultural Palácio Rio Negro, 1.546, Centro) filmes dos cineastas Moacy Freitas, Jairo Freitas e Aline Freitas, serão exibidos com entrada gratuita. No total, serão 15 curtas-metragens que abordam temas educativos e de conscientização ambiental.  A classificação indicativa é de 14 anos.

Às 20h de sábado, no Teatro Amazonas, a Amazonas Band se apresenta com o concerto “De Tom ao Son”, reunindo clássicos da música brasileira e caribenha, com obras de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Arturo Sandoval e outros. A entrada custa R$ 60 (inteira) para plateia e frisas, com gratuidade para os demais assentos.

Domingo (7/4)

A Temporada de Boi-Bumbá em Manaus inicia oficialmente neste domingo (7/4), às 18h, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da SEC.

A festa de abertura terá entrada gratuita e vai contar com um show especial da escola de samba Reino Unido da Liberdade, tetracampeã do Carnaval do Amazonas, que fará a passagem do período carnavalesco para a temporada dos bumbás.

Na sequência, o evento segue com shows de artistas do Caprichoso e, finalizando a noite, haverá apresentação das atrações do Garantido. A ordem foi determinada por sorteio.

Ainda no domingo, às 19h, o Balé Folclórico do Amazonas reapresenta “Mensageiros de Francisco”, no Teatro Amazonas. O espetáculo de dança retrata como a religiosidade dos ribeirinhos e a relação com o santo interferem na pesca, nas ações das mulheres e na vida das crianças ribeirinhas. A entrada é gratuita e a classificação é livre.