Violinista italiana apresenta concerto com temática sobre preservação da Amazônia, nesta quarta

Conscientização por meio da música é a proposta do trabalho da violinista italiana Sara Michieletto, que apresenta, juntamente com a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), o concerto “Emotion for Change”, nesta quarta-feira (07/08), às 20h, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento tem realização do projeto Labverde e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com entrada gratuita.

Sara Michieletto criou o projeto “Emotion for Change”
Foto: Michael Dantas/ SEC

Além do trabalho como violinista, Sara desenvolve, desde 2004, um projeto focado na formação de consciência emocional por meio da música. Em 2015, criou o “Emotion for Change”, um coletivo de artistas focados em criar conteúdos culturais para transformar a relação entre homem e a natureza.

Pela primeira vez  em Manaus, a violinista participa do programa de residência artística Labverde, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para discussão da natureza, paisagem e ecologia.

Para o concerto, Sara interpretará músicas de sua autoria e de importantes compositores como Vivaldi, Sanvido, Albinoni, Strozzi e Villa-Lobos, cujas criações foram inspiradas nos sons e nos fenômenos da natureza. Entre uma peça e outra, a violinista conduzirá o público pelos sons mais profundos da natureza, chamando atenção para a importância da preservação da Floresta Amazônica.

Todos os músicos da OCA participarão do concerto, que também terá dois bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas interagindo com o público. O maestro Marcelo de Jesus, que regerá a Orquestra, explica que o concerto proposto por Sara é diferente e inovador.

“Será algo bem interessante. Ela terá umas peças de improvisação, onde o instrumento imita os sons da natureza, onde se usa o arco de forma diferente, além de interpretar clássicos como a ‘Primavera’ de Vivaldi de um jeito diferente. Esse projeto é uma ação de sensibilização, então se ao menos uma pessoa do público se conectar com a proposta, já será um sucesso”, declara o maestro.

Sara Michieletto – Sara atuou por 20 anos (1998-2018) como primeiro violino na Orchestra Lirico Sinfonica ‘Teatro La Fenice’, em Veneza, e estudou com o maestro Guiseppe Volpato, pupilo de Luigi Ferro, um dos mais importantes maestros da tradição veneziana. A violinista se apresentou pelo mundo com a London Philharmonic e a BBC Orchestra, além de ter colaborado com maestros aclamados como Muti, Maazel, Masur, Pretre, Gadriner e Chung.

Emotion for Change – O projeto criado por Sara Michieletto reúne diversos artistas e músicos preocupados com a relação entre o ser humano e o planeta. Por meio de concertos, performances educacionais e vídeos artísticos, o “Emotion for Chance” estimula a conscientização e motiva os espectadores a tomarem atitudes mais sustentáveis.

Como resultado, o projeto já conseguiu o plantio de 4 mil sementes, fez com que três escolas se tornassem livres do plástico, além de ações menores, como conscientizar sobre o uso da água e da energia.

Serviço: Concerto “Emotion For Change”, com a violinista Sara Michieletto e Orquestra de Câmara e Corpo de Dança do Amazonas
Data/hora: Quarta-feira (07/08), às 20h
Local: Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro