CULTURADOAM

Pesquisar

Visita guiada no Teatro Amazonas é opção para alunos durante o período de férias

Programação oferecida pelo Governo do Amazonas conta também com visitas a museus, parques e zoológico

Com as férias escolares da rede pública de ensino em curso, os estudantes podem contar com opções de lazer disponibilizadas pelo Governo do Estado para curtir o período de descanso. Na capital, além de contar com museus e parques, uma das opções é a visita guiada no Teatro Amazonas.

Esse foi o caso do Nycolas Matos, de 19 anos, que por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, aproveitou o tempo livre para participar da visita. O jovem finalizou o terceiro ano do ensino médio em 2022, na Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela, no bairro Novo Israel, zona norte. Acompanhado da mãe, dona Rosenilde Matos, o Nycolas, que é estudante com deficiência visual, recebeu o atendimento especializado da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Para Nycolas, o trabalho de acessibilidade foi essencial, principalmente por se tratar de um dos principais pontos turísticos da cidade.

“Eu me senti acolhido. Com a atenção que recebi, pude aprender mais sobre arquitetura, sobre arte, com pinturas e estátuas. O Teatro Amazonas é o nosso maior ponto turístico, faz parte da nossa história. Todos merecem ter essa experiência”, afirmou Nycolas.

De acordo com a titular da pasta de inclusão e acessibilidade, Marcicleia Brito, o Teatro Amazonas está bem preparado para atender a todos.

“Nossa equipe de guias de visitação recebe treinamentos específicos para receber bem as pessoas com deficiência. A audiodescrição e a tradução em Libras são algumas das maneiras com que incluímos a todos nas visitas e espetáculos do Teatro”.

Outros pontos turísticos

Além do Teatro Amazonas, Nycolas também indica a experiência em outros espaços culturais.

“Também estive, há pouco tempo, no Museu da Amazônia e no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Locais superinteressantes, onde estudamos a fauna, a flora e os povos da nossa região. São lugares como esses que devemos receber mais incentivos para visitar, pois são culturais e educativos”, enfatizou o estudante.

Visitação

As visitas guiadas no Teatro Amazonas não necessitam de agendamento e não são realizadas vendas antecipadas de ingressos para essa modalidade. Os horários de funcionamento são de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 13h. A entrada é gratuita para amazonenses, mediante comprovação da naturalidade. Aos demais o valor é de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). A meia entrada é para estudantes (carteirinha válida), professores, idosos a partir de 60 anos, crianças de 4 a 10 anos, doadores de sangue, militares e acompanhante de pessoa com deficiência (PCDs), todos mediante comprovação.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc

Você pode gostar