CULTURADOAM

Pesquisar

Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas apresentam ‘Missa de Réquiem’ na Igreja da Matriz

Foto: Michael Dantas

Com a execução de “Réquiem em ré menor”, uma das mais famosas composições de Wolfgang Amadeus Mozart, a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas apresentam, neste sábado (02/11), às 10h, o concerto “Missa de Réquiem” na Matriz de Nossa Senhora da Conceição (avenida Marquês de Santa Cruz, s/nº, Centro, zona sul).
A apresentação, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, faz parte da Série Guaraná XVI e integra a programação da Igreja no Dia dos Finados.

De acordo com o maestro Otávio Simões, que regerá o concerto, “Réquiem em ré menor” segue a Liturgia da Missa Fúnebre. “O Réquiem faz parte da Liturgia Católica, apresentado em latim, e com movimentos que seguem os textos litúrgicos da Missa Fúnebre. Esta é a segunda vez que realizaremos esse concerto a convite da Igreja da Matriz para o Dia dos Finados”, comenta.

O maestro destaca ainda que o Réquiem de Mozart é uma obra emblemática. “É uma obra muito importante e que mostra Mozart apontando para uma nova linguagem, mais sombria. A história da composição também é envolta de mistérios. Ao compor ‘Réquiem’, ele estava muito debilitado e acreditava estar escrevendo para seu próprio funeral. E esta foi a última composição que ele escreveu, mas não conseguiu terminar, um assistente completou o trabalho”, conta.  

O concerto deste sábado terá uma hora de duração e contará com solistas do Coral do Amazonas: Carol Martins (soprano), Thalita Azevedo (contralto), Enrique Bravo (tenor) e Emanuel Conde (baixo).

FICHA TÉCNICA:
Missa de Réquiem
Wolfgang Amadeus Mozart – Réquiem em ré menor, K.626
Carol Martins, soprano; Thalita Azevedo, contralto;
Enrique Bravo, tenor; Emanuel Conde, baixo
CORAL DO AMAZONAS
AMAZONAS FILARMÔNICA
OTÁVIO SIMÕES, regente

Serviço: “Missa de Réquiem”, com Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas
Data/hora: Sábado, 2 de novembro, às 10h
Local: Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Avenida Marquês de Santa Cruz, s/n, Centro
Acesso: Gratuito
Classificação: Livre

Você pode gostar